Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Minério de ferro supera US$200/t no 'spot' chinês; aço também renova máxima

Placeholder - loading - Estoque de minério de ferro importado no porto de Zhoushan 9/05/2019 REUTERS/Stringer
Estoque de minério de ferro importado no porto de Zhoushan 9/05/2019 REUTERS/Stringer

Publicada em  

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na Ásia saltaram para máximas históricas nesta sexta-feira, estendendo um rali à medida que a forte demanda chinesa pela matéria-prima e as preocupações com a oferta empurram os preços no 'spot' para o nível mais alto de todos os tempos, acima de 200 dólares a tonelada.

Já o contrato do minério de ferro mais líquido na Bolsa de Commodities de Dalian subiu 6,4% para 1.226,50 iuanes (189,78 dólares), após atingir uma máxima de 1.231 iuanes.

O minério de ferro na bolsa de Cingapura avançou 3,9%, para 203 dólares a tonelada.

Os preços à vista do minério de ferro importado nos mercados portuários da China dispararam após o feriado de cinco dias do Dia do Trabalho no país.

A commodity atingiu 208,50 dólares por toneladas, com alta de 10 dólares nesta sexta-feira, de acordo com a consultoria SteelHome.

O minério de ferro de Dalian subiu cerca de 9% esta semana, apesar do feriado, a caminho de marcar sua melhor semana desde meados de dezembro.

A demanda tornou-se mais forte, principalmente por materiais de alta qualidade e menos poluentes, o que tende a beneficiar o produto da mineradora Vale, que tem maior teor de ferro.

'Os recentes cortes na produção em Tangshan aumentaram a demanda por minério de alta qualidade e levaram as usinas a construir estoques de minério de ferro, já que suas margens estão aumentando com a oferta de aço sendo restrita', disse o principal analista do CRU Group, Erik Hedborg, em Londres.

Hedborg estava se referindo à principal cidade siderúrgica da China, onde padrões antipoluição mais rígidos foram implementados.

As preocupações com a oferta também impulsionaram os preços do minério de ferro em meio a sinais de deterioração das relações entre China, maior produtora de aço, e a Austrália, maior fornecedora de minério de ferro.

Os preços do aço na Bolsa de Futuros de Xangai atingiram novos recordes, com o vergalhão de aço para construção subindo 1,1% e a bobina a quente avançando 1,4%.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. minerio de ferro supera …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.