alexametrics
Conectando

    A Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, no entanto, afirmou que para que isso seja possível novas doses devem ser enviadas.

    Ministério da Saúde disponibilizada vacina da gripe para todos

    Por Redação, antena 1

    Placeholder - loading - news single img

    O Ministério da Saúde orientou que os estados e municípios disponibilizem a vacina para a gripe para toda a população. O objetivo é que as doses que sobraram sejam aplicadas em pessoas que não pertençam ao público prioritário.

    A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no entanto, afirmou no último sábado (3) que, para que isso seja possível, novas doses devem ser enviadas ao estado. Dessa forma, o atendimento segue apenas para o grupo especial.

    Segundo o Ministério, a medida foi tomada porque ainda há um estoque de 10 milhões de vacinas compradas. Em São Paulo, até o momento, 9,4 milhões de pessoas já foram vacinadas. A meta é que pelo menos 10 milhões sejam atendidas. O prazo para vacinação foi prorrogado até sexta-feira (9).

    A meta nacional é alcançar 90 por cento das 54,2 milhões de pessoas incluídas no público-alvo. No entanto, até quinta-feira (25), apenas 63,6 por cento haviam recebido a sua dose em todo o país.

    Dos grupos que podem tomar a vacina pelo SUS, os idosos têm, até o momento, a maior cobertura, com 72,4 por cento desse público vacinado. Entre as puérperas, o alcance foi de 71,2 por cento e, entre os indígenas, de 68,6 por cento.

    Os grupos que menos se vacinaram foram as crianças, com apenas metade de cobertura; gestantes, com 53 por cento e os trabalhadores de saúde, com 64 por cento. Este ano, a novidade da campanha foi a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo. Até o momento, 60 por cento deles se vacinaram.

    As doses da vacina estão disponíveis para o público-alvo nos postos de saúde em todo o país. A imunização protege contra os três tipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): H1N1, H3N2 e Influenza B.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.