Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ministra tem encontro com Potash Brazil no Canadá; busca expandir oferta de adubo

Placeholder - loading - A ministra em seu gabinete 18/01/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
A ministra em seu gabinete 18/01/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A ministra da Agricultura brasileira, Tereza Cristina, teve encontro no domingo com representantes da companhia de fertilizantes Potash Brazil, em Ottawa, como parte do primeiro compromisso da missão oficial ao Canadá que visa garantir ofertas do insumo em meio à guerra na Ucrânia.

'Para que o nosso país continue aumentando a oferta de alimentos e contribuindo com a segurança alimentar mundial, precisaremos de fertilizantes potássicos', disse a ministra, em publicação no Twitter, na noite de domingo.

A Potash Brazil é a empresa do investidor canadense Stan Bharti que busca desenvolver a maior mina de potássio da América Latina na Amazônia, em um esforço para reduzir a dependência de agricultores brasileiros das dispendiosas importações de fertilizantes.

Segundo a ministra, a missão ao Canadá tem o objetivo de assegurar os níveis atuais de compras do Brasil, mas também expandi-las.

'Podemos e devemos reforçar nossos laços e fortalecer parcerias de longo prazo. Isso significa, na prática, alimentos em quantidade e qualidade a preços acessíveis na mesa de todos', acrescentou a ministra.

Na última sexta-feira, o Brasil lançou o plano nacional de fertilizantes, com o objetivo de reduzir a dependência do Brasil de importações desses produtos dos atuais 85% para 45% em 2050, afirmou o Ministério da Agricultura, em um momento em que o Brasil lida com alta nos preços desses insumos, além de escassez por conta da guerra na Ucrânia.

Embora a situação da dependência externa de fertilizantes tenha sido acentuada com a guerra na Ucrânia, envolvendo a Rússia --normalmente o principal fornecedor aos brasileiros--, o plano mira o longo prazo.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ministra tem encontro com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.