Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ministro da Energia da Austrália pressiona na cúpula climática do Brasil para sediar COP31

Ministro da Energia da Austrália pressiona na cúpula climática do Brasil para sediar COP31

Reuters

14/11/2025

Placeholder - loading - Ministro de Energia da Austrália, Chris Bowen 19/11/2024 REUTERS/Maxim Shemetov
Ministro de Energia da Austrália, Chris Bowen 19/11/2024 REUTERS/Maxim Shemetov

SYDNEY (Reuters) - O ministro de Energia da Austrália, Chris Bowen, disse que viajaria no sábado para a cúpula climática COP30 no Brasil para pressionar para que a Austrália seja a anfitriã da cúpula do próximo ano, em meio a um impasse com a rival Turquia.

A Austrália e a Turquia apresentaram propostas em 2022 para sediar a conferência climática das Nações Unidas e, desde então, ambos os países têm se recusado a ceder à outra parte. O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, escreveu este mês ao presidente turco, Tayyip Erdogan, em uma tentativa de resolver a longa disputa.

Bowen disse em um comunicado que defenderia fortemente a Austrália e destacaria seu setor de energia limpa na cúpula na cidade amazônica de Belém.

A Austrália quer sediar a cúpula do próximo ano com as nações das ilhas do Pacífico pela primeira vez e mostrar como lutar juntos contra a 'ameaça existencial' da mudança climática, disse Bowen.

'Nossa nação tem muito em jogo quando se trata de mudanças climáticas, mas cada esforço que fizermos agora ajudará a evitar os piores impactos', acrescentou.

Um bloco diplomático regional de 18 países, o Fórum das Ilhas do Pacífico, está apoiando a candidatura da Austrália. Várias nações insulares do Pacífico correm o risco de sofrer com a elevação dos mares.

A Austrália, com o objetivo de se tornar 'uma superpotência de energia renovável', está se afastando da energia do carvão e do gás e está buscando investimentos em minerais essenciais, aço verde e tecnologias de transição, como baterias.

A Turquia diz que quer uma COP -- ou Conferência das Partes -- que aborde mais diretamente o financiamento dos esforços climáticos dos países em desenvolvimento e, ao mesmo tempo, mostre seu progresso em direção a uma meta de emissões líquidas zero em 2053.

A COP anual, o principal fórum do mundo para impulsionar a ação climática, cresceu ao longo dos anos, transformando-se de reuniões diplomáticas em grandes feiras comerciais onde os países anfitriões podem promover perspectivas econômicas.

(Reportagem de Sam McKeith em Sydney)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.