alexametrics
Conectando

    Molécula, encontrada em planta, pode auxiliar no combate à anemia

    Substância está presente no Cipreste Japonês, mas, ainda não se sabe como a molécula pode ser prescrita a humanos

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

     


    Pesquisadores norte-americanos encontram molécula, que auxilia no combate à anemia. Substância ajuda no transporte de ferro e aumenta a produção de hemoglobina. O estudo foi publicado na revista americana Science.

    A molécula está presente numa planta bastante popular na Ásia, o cipreste japonês, e poderá ser usada, também, contra a doença celíaca.
     

    Falha no transporte de ferro, mineral associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte do oxigênio podem causar anemia, entre outras enfermidades.  

    Pesquisa

    O hinokitiol foi testado em fungos, peixes e ratos, e o resultado foi promissor, sendo assim essa descoberta pode ajudar em terapias futuras.

     
    Testes foram feitos com leveduras, peixes-zebra, ratos e células de mamíferos. Todas  as amostras tratadas com o hinokitiol tiveram como resultado o aumento da produção de hemoglobina, proteína que transporta oxigênio no sangue de vertebrado, devido à administração da substância.

    Segundo os cientistas, o efeito do teste nas cobaias aponta que a molécula poderia ser usada como um tratamento.  Pois, possui enorme potencial terapêutico. Os pesquisadores ainda relatam que a anemia ferropriva é um dos problemas nutricionais mais comuns no mundo.

    Os cientistas planejam realizar novos testes com a substância, pois ainda não se sabe como o uso do hinokitiol pode ser prescrito a humanos.

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.