Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

‘Monet à Beira da Água’ mergulha nas principais obras do impressionismo

“É uma exposição diferente de qualquer outra que está no Brasil”, descreve o diretor executivo

Placeholder - loading - Divulgação/Exposição
Divulgação/Exposição

Publicada em  

14 de novembro de 1840, Paris. Nascia um dos principais pintores do século XIX: Claude Monet. Futuro líder do movimento impressionista, ele se tornaria conhecido por criar um efeito esfumado nas telas - retratava a natureza, a luz solar na água e as mudanças de luz em pinceladas soltas e contornos imprecisos. Era como se ele buscasse reproduzir a visão de alguém que olha rapidamente uma paisagem ao invés de representá-la com total fidelidade. Por conta desta e outras novidades que trazia ao mundo da pintura, o artista lidou com fortes ondas de rejeição na época.

Quase cento e oitenta anos depois, o cenário é outro. Mal sabia Monet que vários pares de olhos pairariam sobre o seu acervo em busca de um eixo norteador para reapresentá-lo ao público. Mais especificamente, a equipe de uma startup brasileira de arte e tecnologia chamada MIRA (Museum of Immersive Roaming Arts – Museu Itinerante de Artes Imersivas) se reuniria semanalmente com o objetivo de criar uma experiência unicamente imersiva. O resultado foi a exposição “Monet à Beira da Água”, aberta desde novembro do ano passado.

Imagem de conteúdo da notícia "‘Monet à Beira da Água’ mergulha nas principais obras do impressionismo" #1
Toque para aumentar

“Monet se tornou um amigo distante”, contou Leo Rea Lé, diretor executivo da exposição e membro da MIRA, em entrevista à Antena 1. “Éramos um grupo de 17 pessoas que, durante três anos, falou sobre o que esse artista fez, para onde ele viajou, seu tipo de pincelada e os movimentos que poderiam surgir disso”.

A água acabou sendo a resposta que a equipe buscava. Ou melhor, os corpos de água. Enquanto analisavam as obras, Rea Lé e sua a equipe tiveram aquilo que chamam de um “insight curatorial”. Perceberam que a representação de rios, mares e lagos era recorrente, e decidiram basear a mostra nos percursos feitos pelo pintor.

Imagem de conteúdo da notícia "‘Monet à Beira da Água’ mergulha nas principais obras do impressionismo" #2
Toque para aumentar

Para exibir tais jornadas, o espetáculo conta com uma tenda de quatro mil metros quadrados montada no Parque Villa Lobos, em São Paulo. O espaço abriga telões de seis metros e meio de altura, que projetam animações 2D e 3D em 360 graus.

O diretor executivo explicou que, por causa da sua configuração, a mostra convida o público a mergulhar no universo artístico criado por Monet. “É uma exposição praticamente feita à mão, trabalhando cada movimento para o espectador ter uma dimensão do quadro que só é possível pelo distanciamento das telas e do espaço. É para se sentir envolvido”.

Imagem de conteúdo da notícia "‘Monet à Beira da Água’ mergulha nas principais obras do impressionismo" #3
Toque para aumentar

A trilha sonora original torna a experiência ainda mais imersiva. Rea Lé revelou que as canções foram compostas para cada sessão do espetáculo, já que a diretoria musical da exposição trabalhou diretamente com os animadores e ilustradores. Muitas ideias surgiram por causa dos movimentos nos desenhos, integrando cada vez mais os diferentes aspectos da exibição.

Na opinião do idealizador, a sonoridade é o principal elemento de ‘Monet à Beira da Água’. “Eu já vi essa exposição umas 40 vezes, e sempre me emociono. A gente vive num mundo cheio de telas e TVs, sempre com alguma coisa passando. Nesse cenário, a música é o que torna a viagem emocionante”.

Ao todo, são apresentadas 285 pinturas distribuídas em 8 narrativas: Uma Viagem de Trem, Campos e Moinhos, O Mar e a Luz, Horizonte Nevado, Um Passeio pelo Lago, Arquitetura do Tempo, Paisagens en Vert e Flores de Tinta.

Imagem de conteúdo da notícia "‘Monet à Beira da Água’ mergulha nas principais obras do impressionismo" #4
Toque para aumentar

Quando questionado sobre a escolha de Monet como personagem principal, Rea Lé se emocionou. “Ele é universal. Seu tema é um elogio à paisagem e à viagem, aquilo que é mais primordial. É a relação do homem com o seu horizonte, uma arte que fala para qualquer um e atravessa fronteiras”.

A presença da água é outro motivo. O diretor executivo defende que a cenografia é um grande mergulho. Afinal, a ótica proposta pela exposição traz um novo sentido à palavra imersão: “Estamos falando de um espaço de mil e novecentos metros quadrados. São 73 projetores. As pessoas não vão ver isso em outro lugar”. Nessas circunstâncias, o ato de se afundar nas obras é quase que literal.

Imagem de conteúdo da notícia "‘Monet à Beira da Água’ mergulha nas principais obras do impressionismo" #5
Toque para aumentar

“As pessoas podem até não conhecer Monet, mas elas são suscetíveis a experiencias de sons e luz”, concluiu. Após refletir sobre a beleza e a importância do espetáculo que ajudou a criar, Rea Lé deixou um recado final para o público da Antena 1. “Não deixem de visitar e aproveitar essa experiência que a gente criou”.

Se você ainda não viu o espetáculo, a Antena 1 tem uma promoção perfeita para você. De hoje (23) até sexta-feira (27), sortearemos um par de ingressos por dia para ‘Monet à Beira da Água’! Quer saber mais? Clique aqui.

Veja também:

EXCLUSIVO: ANTENA 1 NO SHOW DE JACK JOHNSON

#TBT: HÁ 35 ANOS GEORGE HARRISON CHEGAVA AO TOPO DA PARADA COM “GOT MY MIND SET ON YOU”

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. monet a beira da agua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.