Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Motim de grupo mercenário mostra 'grande erro estratégico' de Moscou ao atacar Kiev, diz Otan

Motim de grupo mercenário mostra 'grande erro estratégico' de Moscou ao atacar Kiev, diz Otan

Reuters

26/06/2023

Placeholder - loading - Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, durante coletiva de imprensa, em Bruxelas, Bélgica 16/11/2022 REUTERS/Yves Herman
Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, durante coletiva de imprensa, em Bruxelas, Bélgica 16/11/2022 REUTERS/Yves Herman

BRUXELAS (Reuters) - O motim abortado pelo grupo mercenário russo Wagner no fim de semana demonstrou a escala do erro estratégico do Kremlin em travar uma guerra contra a Ucrânia, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, nesta segunda-feira.

A Rússia tentava restaurar a calma nesta segunda-feira depois que os combatentes de Wagner interromperam um rápido avanço em direção a Moscou, retiraram-se da cidade de Rostov, no sul da Rússia, e voltaram para suas bases no final do sábado sob um acordo que garantiu sua segurança.

Seu comandante, Yevgeny Prigozhin, deveria se mudar para Belarus sob o acordo mediado pelo presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, disse o Kremlin.

'Os eventos do fim de semana são um assunto interno da Rússia e mais uma demonstração do grande erro estratégico que o presidente (Vladimir) Putin cometeu com sua anexação ilegal da Crimeia e a guerra contra a Ucrânia', disse Stoltenberg a repórteres em uma visita à capital da Lituânia, Vilnius.

A confusão sobre os eventos extraordinários do fim de semana deixou os governos ocidentais em busca de respostas para o que poderia acontecer a seguir no país com o maior arsenal nuclear do mundo - e para sua guerra contra a Ucrânia.

Stoltenberg afirmou que a Otan está monitorando a situação em Belarus e, novamente, condenou o anúncio de Moscou de implantar armas nucleares lá.

'Não vemos nenhuma indicação de que a Rússia esteja se preparando para usar armas nucleares, mas a Otan permanece vigilante', disse ele, acrescentando que a dissuasão da Otan é forte o suficiente para manter seu povo seguro em um 'mundo mais perigoso'.

Ao mesmo tempo, Stoltenberg garantiu a Kiev o apoio contínuo da Otan. 'Estamos com a Ucrânia o tempo que for necessário', afirmou.

(Reportagem de Sabine Siebold e Bart Meijer)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.