Musculação diminui gordura no fígado e previne diabetes
O estudo foi feito por pesquisadores brasileiros em parceria com universidades norte-americanas.
Letícia Furlan
29/04/2019
Um estudo publicado recentemente atesta que treinos moderados de musculação durante 15 dias podem diminuir o acúmulo de gordura no fígado. Realizada com camundongos, a pesquisa revelou que mesmo para pessoas obesas a redução de gordura no órgão pode chegar a 30%.
“Todo mundo tem um pouco de gordura no fígado. Mas quando há um acúmulo e ele não é tratado, o quadro pode evoluir para uma inflamação, a esteato-hepatite. Se continuar não tratando, pode até se desenvolver para uma cirrose e, em casos mais extremos, carcinomas”, explicou o coordenador da pesquisa, Leandro Pereira de Moura.
A descoberta envolveu pesquisadores brasileiros, da USP, em parceria com a Universidade de Harvard e Faculdade de Farmácia e Ciências da Saúde de Massachusetts, nos Estados Unidos.
Para chegar a estes resultados, camundongos foram divididos em três grupos: um de controle; outro submetido a uma dieta hiperlipídica, mas sem se exercitar e o terceiro submetido a uma dieta hiperlipídica e a uma rotina de exercícios de força, após terem se tornado obesos e diabéticos.
Ao final do estudo, os animais do terceiro grupo permaneciam obesos, mas apresentaram redução de 25% a 30% na gordura do fígado e mostraram valores normais de glicemia em jejum. Já os camundongos sedentários continuaram diabéticos.
“Está sendo bastante investigado o papel das chamadas ‘exercinas’, proteínas liberadas para o sangue durante o exercício físico. Quando liberadas para o organismo, elas atuam em diferentes órgãos: cérebro, fígado, pulmão…”, comentou Moura.
Os cientistas pretendem realizar testes em humanos para compreender melhor os mecanismos envolvidos nos benefícios do exercício muscular no organismo. Ainda que os resultados tenham sido observados apenas em camundongos, vale a pena se exercitar já que o hábito pode trazer muitos benefícios à saúde.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!


