Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

No Brasil, Blinken reúne apoio para missão de segurança no Haiti

Placeholder - loading - O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a secretária do Brasil para a América Latina e o Caribe, Gisela Padovan, e a vice-secretária Geral da ONU, Amina Mohammed, participam de reunião sobre o
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a secretária do Brasil para a América Latina e o Caribe, Gisela Padovan, e a vice-secretária Geral da ONU, Amina Mohammed, participam de reunião sobre o

Publicada em  

Por Simon Lewis

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Canadá, Benin, França e Jamaica ofereceram suporte a uma força de segurança internacional apoiada pela ONU para combater a violência desenfreada das gangues no Haiti, informou um comunicado dos Estados Unidos, coanfitrião de reunião sobre a missão com o Brasil.

Washington prometeu 200 milhões de dólares para financiar o Apoio Multinacional de Segurança (MSS, na sigla em inglês), que o Quênia se prontificou a liderar no ano passado.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reuniu autoridades no Rio de Janeiro, onde ministros das Relações Exteriores do G20 reúnem-se nesta semana, e pediu apoio para a iniciativa.

'Precisamos fazer mais para ajudar a polícia nacional haitiana a estabilizar a situação de segurança agora para que o auxílio humanitário possa fluir de forma eficaz e chegar às pessoas que precisam dele, para que haitianos não tenham que viver aterrorizados por gangues, e para que o Haiti retorne plena e fortemente a um caminho democrático', disse Blinken na abertura da reunião.

Um comunicado dos EUA disse que Canadá, Benin, França e Jamaica anunciaram 'compromissos financeiros, de pessoal e de bens e serviços para a missão' durante a reunião desta quinta-feira.

O Conselho de Segurança da ONU autorizou a missão em outubro, um ano após o país do Caribe pedir ajuda para combater a violência de gangues que invadiu grande parte da capital Porto Príncipe. A violência foi responsável pela morte de quase 5.000 pessoas no Haiti no ano passado.

(Reportagem de Simon Lewis)

((Tradução Redação Brasília))

REUTERS MCM

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. no brasil blinken reune apoio …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.