alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Noruega adota sistema de transmissão digital nas rádios

    O novo sistema substituirá o FM e permitirá aumentar o número de emissoras no país.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    A Noruega começou a trocar progressivamente a rádio em frequência modulada por um novo padrão digital. A novidade vai permitir o enriquecimento do conteúdo e a criação de novas emissoras. O sistema de transmissão digital de áudio (DAB, na sigla em inglês) possibilitará que as emissoras aumentem seu conteúdo com um custo até oito vezes menor ao da FM – sistema lançado em 1945 nos Estados Unidos.

    As autoridades norueguesas afirmam que o DAB é difundido por via hertziana, permite cobrir melhor todo o território, voltar a programação e difundir mais facilmente uma mensagem de emergência em casos de catástrofes, por exemplo. O país está há anos preparando a transição para o novo sistema, que convive junto com o FM desde 1995.

    No entanto, mesmo com os benefícios, muitos noruegueses acreditam que a mudança é prematura, segundo estudo publicado no jornal Dagbladet. 66 por cento dos noruegueses são contrários ao desaparecimento total do FM; 17 por cento são favoráveis.

    Outro problema do novo sistema é que apenas um terço dos automóveis é capaz de captá-lo. Para resolver isso, seria necessário um adaptador que custa entre 1.000 a 2.000 coroas (em média de 110 a 220 euros) ou comprar outro aparelho de rádio.

    Apesar de muitos considerarem o DAB desnecessário, mais da metade dos ouvintes já está escutando emissoras novas que antes não podiam existir. Tudo isso graças a novidade, que tem tentado promover uma rádio com maior qualidade para toda a população.

     

    1. Home
    2. noticias
    3. noruega adota sistema de …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.