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Nova ferramenta do BC impede abertura de conta sem autorização

Antes de abrir uma conta, todas as instituições financeiras são obrigadas a consultar o sistema

Redação

02/12/2025

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Nova ferramenta do BC impede abertura de conta sem autorização

O Banco Central (BC) lançou nesta segunda-feira (1º) um serviço gratuito que permite que pessoas e empresas comuniquem ao sistema financeiro que não desejam a abertura de contra ou sua inclusão como titular ou representante em contas.

O BC Protege+ se aplica a contas de depósitos à vista, contas de depósitos de poupança e contas de pagamento pré-pagas. A ferramenta vale para todas as novas aberturas de contas, inclusive na mesma instituição ou conglomerado que o CPF ou o CNPJ já possui conta.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que tem como objetivo principal reforçar a segurança contra fraudes com uso de identidade falsa no sistema financeiro.

Acesso pelo cidadão

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode ativar a proteção. Para acessar o serviço, é preciso ter conta gov.br nível prata ou ouro com a verificação em duas etapas habilitada.

O BC Protege+ estará disponível no site do BC, dentro da área logada do Meu BC no site do Banco Central. É possível ativar ou desativar a função a qualquer momento.

“É importante destacar que a ativação da proteção não é automática. Os cidadãos, que desejarem ativar o serviço, deverão acessar o BC Protege+ e fazer essa opção. A jornada é simples e intuitiva e o serviço é on-line, portanto, a ativação ou a desativação tem efeito imediato no sistema”, explicou Maria Clara Roriz Haag, do Departamento de Atendimento Institucional (Deati) do BC.

Como funciona

A opção registrada pelo cidadão no BC Protege+ fica marcada no banco de dados que as instituições financeiras são obrigadas a consultar antes da abertura da conta ou da inclusão de titular ou representante.

Se a proteção estiver ativada:

  • A instituição financeira não pode abrir a conta nem incluir o correntista como titular ou representante numa conta;
  • A instituição financeira deve avisar o cidadão que a proteção está ativada;
  • O cidadão precisa desativar o serviço, se quiser seguir com a contratação.

Também é importante destacar que o cidadão pode visualizar quais instituições financeiras consultaram seu CPF ou CNPJ e o motivo da consulta (abertura de conta ou inclusão como titular/representante). Dentro do sistema, basta acessar a área “Histórico de Consultas”.

Passo a passo para usar o BC Protege+

Como ativo a proteção para o meu CPF (pessoa física)?

  1. Acesse a área logada do Meu BC no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
  2. Entre com sua conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
  3. Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
  4. Na tela principal, escolha ativar a proteção.

Como desativo a proteção para o meu CPF (pessoa física)?

  1. Acesse a área logada do Meu BC no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
  2. Entre com sua conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
  3. Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
  4. Na tela principal, escolha desativar a proteção.
  5. Escolha por quanto tempo deseja manter a proteção desativada. Você pode desativar por tempo indeterminado ou escolher uma data para a proteção ser reativada automaticamente.

Como ativo ou desativo a proteção para um CNPJ (pessoa jurídica)?

  1. O sócio ou o representante ou o colaborador devidamente cadastrado no módulo de empresas da plataforma Gov.br deve acessar a área logada do Meu BC no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
  2. Entre com sua Conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
  3. Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
  4. Escolha a empresa em “Selecionar dados do titular” na tela principal.
  5. Em seguida, escolha ativar ou desativar a proteção. Se a empresa quiser abrir uma conta, todos os titulares e representantes precisam estar com seus CPFs com a proteção desativada.

Redação

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