Nova ferramenta do BC impede abertura de conta sem autorização
Antes de abrir uma conta, todas as instituições financeiras são obrigadas a consultar o sistema
Redação
02/12/2025
O Banco Central (BC) lançou nesta segunda-feira (1º) um serviço gratuito que permite que pessoas e empresas comuniquem ao sistema financeiro que não desejam a abertura de contra ou sua inclusão como titular ou representante em contas.
O BC Protege+ se aplica a contas de depósitos à vista, contas de depósitos de poupança e contas de pagamento pré-pagas. A ferramenta vale para todas as novas aberturas de contas, inclusive na mesma instituição ou conglomerado que o CPF ou o CNPJ já possui conta.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que tem como objetivo principal reforçar a segurança contra fraudes com uso de identidade falsa no sistema financeiro.
Acesso pelo cidadão
Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode ativar a proteção. Para acessar o serviço, é preciso ter conta gov.br nível prata ou ouro com a verificação em duas etapas habilitada.
O BC Protege+ estará disponível no site do BC, dentro da área logada do Meu BC no site do Banco Central. É possível ativar ou desativar a função a qualquer momento.
“É importante destacar que a ativação da proteção não é automática. Os cidadãos, que desejarem ativar o serviço, deverão acessar o BC Protege+ e fazer essa opção. A jornada é simples e intuitiva e o serviço é on-line, portanto, a ativação ou a desativação tem efeito imediato no sistema”, explicou Maria Clara Roriz Haag, do Departamento de Atendimento Institucional (Deati) do BC.
Como funciona
A opção registrada pelo cidadão no BC Protege+ fica marcada no banco de dados que as instituições financeiras são obrigadas a consultar antes da abertura da conta ou da inclusão de titular ou representante.
Se a proteção estiver ativada:
- A instituição financeira não pode abrir a conta nem incluir o correntista como titular ou representante numa conta;
- A instituição financeira deve avisar o cidadão que a proteção está ativada;
- O cidadão precisa desativar o serviço, se quiser seguir com a contratação.
Também é importante destacar que o cidadão pode visualizar quais instituições financeiras consultaram seu CPF ou CNPJ e o motivo da consulta (abertura de conta ou inclusão como titular/representante). Dentro do sistema, basta acessar a área “Histórico de Consultas”.
Passo a passo para usar o BC Protege+
Como ativo a proteção para o meu CPF (pessoa física)?
- Acesse a área logada do Meu BC no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
- Entre com sua conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
- Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
- Na tela principal, escolha ativar a proteção.
Como desativo a proteção para o meu CPF (pessoa física)?
- Acesse a área logada do Meu BC no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
- Entre com sua conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
- Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
- Na tela principal, escolha desativar a proteção.
- Escolha por quanto tempo deseja manter a proteção desativada. Você pode desativar por tempo indeterminado ou escolher uma data para a proteção ser reativada automaticamente.
Como ativo ou desativo a proteção para um CNPJ (pessoa jurídica)?
- O sócio ou o representante ou o colaborador devidamente cadastrado no módulo de empresas da plataforma Gov.br deve acessar a área logada do Meu BC no site do Banco Central em: Serviços > Cidadão > Meu BC > BC Protege+.
- Entre com sua Conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
- Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
- Escolha a empresa em “Selecionar dados do titular” na tela principal.
- Em seguida, escolha ativar ou desativar a proteção. Se a empresa quiser abrir uma conta, todos os titulares e representantes precisam estar com seus CPFs com a proteção desativada.
Redação

