Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nova pesquisa mostra que correr rejuvenesce

A prática impacta positivamente na saúde do coração e do cérebro, deixando-os parecidos com os órgãos de pessoas mais jovens e ativas

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Nova pesquisa mostra que correr rejuvenesce"

Publicada em  

Já sabemos que essa atividade esportiva produz muitos benefícios para a saúde, como aumenta o metabolismo, mantém os músculos, ossos e articulações fortes e melhora a memória. Agora, cientistas descobriram mais um ponto positivo para compor essa lista- Praticar a modalidade ao longo da vida ajuda o organismo humano a permanecer décadas mais jovens, à medida que vai envelhecendo. As informações foram publicadas pelo jornal argentino '' Clarin''.

O estudo, realizado na Universidade Ball State, em Indiana, nos Estados Unidos, evidenciou que o coração e o cérebro, por exemplo, podem ‘’rejuvenescer’’ cerca de 35 anos. Em outras palavras, de acordo com Dr. Scott Trappe, quem se exercita regularmente a cada ano tem uma melhor saúde geral, homens e mulheres de 75 anos apresentaram saúde cardiovascular semelhante aqueles que possuem 40 ou 45 anos.

Os resultados do trabalho foram publicados no ‘’Journal of Applied Physiology’’, e ao longo do estudo foram analisadas a saúde cardiovascular e a do músculo esquelético de 70 pessoas, homens e mulheres, saudáveis com idade média de 75 anos.

A pesquisa

Os cientistas, liderados pelo especialista Scott Trappe, compararam os níveis máximos de VO2 e a condição física muscular dos participantes que se exercitavam durante os últimos 50 anos, numa média de cinco dias na semana em um total de cerca de sete horas, com outros dois agrupamentos- o primeiro grupo era formado por indivíduos de ambos os sexos da mesma geração que não haviam praticado muitas atividades físicas ao longo da vida e o segundo era composto por homens e mulheres 20 anos mais novos e ativos fisicamente falando.

No final, a equipe descobriu que os participantes mais velhos que se exercitavam tinham uma composição muscular parecida a dos mais jovens. E todos que faziam o esporte se mostraram muito melhores do que os sedentários.

Os autores alertam que o exercício feito ao longo da vida preserva a capilarização do músculo esquelético [vasos sanguíneos] e as enzimas aeróbicas, independentemente da intensidade. O que significa uma melhor função muscular.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nova pesquisa mostra que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.