Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Nova rodada de negociações sobre cessar-fogo em Gaza começa no Catar

Nova rodada de negociações sobre cessar-fogo em Gaza começa no Catar

Reuters

15/08/2024

Placeholder - loading - Tanque israelense na fronteira com Gaza   14/8/2024   REUTERS/Amir Cohen
Tanque israelense na fronteira com Gaza 14/8/2024 REUTERS/Amir Cohen

Por Andrew Mills e Nidal al-Mughrabi

DOHA/CAIRO (Reuters) - Uma nova rodada de negociações sobre cessar-fogo em Gaza estava em andamento na capital do Catar, Doha, nesta quinta-feira, disse à Reuters uma autoridade informada sobre a reunião, com o chefe de espionagem de Israel juntando-se a seus colegas norte-americanos e egípcios e ao primeiro-ministro do Catar para a reunião a portas fechadas.

As conversações, um esforço para pôr fim a 10 meses de combates no enclave palestino e levar 115 reféns israelenses e estrangeiros de volta para casa, foram organizadas quando o Irã parecia prestes a retaliar Israel após o assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, em 31 de julho.

Com navios de guerra, submarinos e aviões de guerra dos EUA enviados à região para defender Israel e deter possíveis agressores, Washington espera que um acordo de cessar-fogo em Gaza possa diminuir o risco de uma guerra regional mais ampla e total.

Autoridades do Hamas, que acusaram Israel de protelar, não participaram das conversações de quinta-feira. No entanto, os mediadores planejam consultar a equipe de negociação do Hamas, sediada em Doha, após a reunião, disse à Reuters uma autoridade informada sobre as negociações.

A delegação israelense inclui o chefe de espionagem David Barnea, o chefe do serviço de segurança doméstica Ronen Bar e o chefe militar de reféns Nitzan Alon, disseram autoridades de defesa na quarta-feira.

O diretor da CIA, Bill Burns, e o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Brett McGurk, representavam Washington nas negociações, convocadas pelo primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, com o chefe de inteligência do Egito, Abbas Kamel, também em Doha.

Israel e Hamas culparam um ao outro pelo fracasso em chegar a um acordo, mas no período que antecedeu a reunião de quinta-feira, nenhum dos lados pareceu descartar a possibilidade de um acordo.

Uma fonte da equipe de negociação israelense disse na quarta-feira que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu permitiu uma margem de manobra significativa em algumas das disputas substanciais.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.