Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nova variante do coronavírus na África do Sul: as preocupações são justificadas?

Placeholder - loading - REUTERS/Siphiwe Sibeko
REUTERS/Siphiwe Sibeko

Publicada em  

JOHANNESBURGO (Reuters) - A África do Sul identificou uma nova variante do novo coronavírus, que as autoridades acreditam estar causando um aumento nas infecções por Covid-19 que podem sobrecarregar seu sistema de saúde.

Vários países, incluindo a Grã-Bretanha, que encontrou a variante em casos ligados à África do Sul, proibiram voos da África do Sul, interrompendo as viagens de férias e frustrando as operadoras de turismo.

O QUE É A NOVA VARIANTE?

A nova variante, conhecida como 501.V2, foi descoberta por uma rede de cientistas da África do Sul que rastreou a genética do vírus SARS-COV-2.

A variante parece estar focada nas regiões sul e sudeste do país e tem dominado os resultados de amostras coletadas desde outubro, dizem eles.

Identificado pela primeira vez na Baía de Nelson Mandela, ao longo da costa leste da África do Sul, a nova versão do coronavírus espalhou-se rapidamente para outros distritos no Cabo Oriental e para as províncias do Cabo Ocidental e KwaZulu Natal (KZN).

Os cientistas dizem que a variante é diferente de outras que circulam na África do Sul porque tem múltiplas mutações na importante proteína 'spike' que o vírus usa para infectar células humanas.

Também tem sido associada a uma maior carga viral, significando maior concentração de partículas virais no corpo dos pacientes, possivelmente contribuindo para níveis mais elevados de transmissão.

Entre 80% e 90% dos novos casos no país são portadores da variante mutante, segundo autoridades de saúde.

AS PREOCUPAÇÕES SÃO JUSTIFICADAS?

Todos os vírus, incluindo o que causa Covid-19, mudam com o tempo, e centenas de variações desse vírus foram identificadas em todo o mundo.

Cientistas sul-africanos dizem que não há evidências claras neste estágio de que essa variante esteja associada a doenças mais graves ou piores resultados. No entanto, ele parece se espalhar mais rápido do que as iterações anteriores.

'O que aconteceu com o grande número de infecções crescendo muito rápido é que sobrecarregou muito rapidamente o sistema de saúde', disse o professor Túlio de Oliveira, diretor da Plataforma de Sequenciamento e Pesquisa em Inovação KZN (Krisp), que ajudou a conduzir o sequenciamento do genoma da variante mutante da África do Sul. 'E quando isso acontece, temos um grande pico de aumento da mortalidade.'

A taxa de positividade - ou a porcentagem de todos os testes de coronavírus realizados que são realmente positivos - era de 26% em 23 de dezembro, cerca do dobro da taxa média de infecção antes de dezembro, quando o vírus apresentava sinais de redução.

Na primeira onda de infecções, que atingiu o pico durante os meses de inverno entre junho e julho, a taxa de positividade chegou a 27%.

'A taxa de propagação é muito mais rápida do que a primeira onda e vamos ultrapassar o pico da primeira onda nos próximos dias', disse o ministro da Saúde, Zweli Mkhize, na quarta-feira.

É DIFERENTE DA VARIANTE DO REINO UNIDO?

As variantes relatadas pela África do Sul e pelo Reino Unido compartilham uma alteração comum na proteína spike que pode torná-las mais infecciosas. Mas eles são variantes diferentes, e a análise da sequência revelou que eles se originaram separadamente, disse a Organização Mundial de Saúde.

O doutor Andrew Preston, especialista em patogênese microbiana na Universidade Bath, disse: 'A variante sul-africana é distinta da variante do Reino Unido, mas ambas contêm um número excepcionalmente alto de mutações em comparação com outras linhagens SARS-CoV-2.'

VACINAS PARA COVID-19 PROTEGERÃO CONTRA ESTA VARIANTE?

As autoridades sul-africanas dizem que é muito cedo para dizer se as vacinas atualmente em uso na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, ou outras vacinas contra Covid-19 em desenvolvimento, protegerão contra a nova variante.

Os desenvolvedores de vacinas, incluindo os laboratórios farmacêuticos AstraZeneca, BioNTech e Moderna, disseram esta semana que esperam que suas vacinas ainda funcionem contra a variante do Reino Unido.

(Por Mfuneko Toyana)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447753)) REUTERS AAJ

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nova variante do coronavirus …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.