Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Novo aplicativo pode melhorar a capacidade de se concentrar

De acordo com pesquisas internacionais, o jogo ‘’Decoder’’ colaborou para o aumento dessa habilidade

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Novo aplicativo pode melhorar a capacidade de se concentrar"

Publicada em  

Para pessoas, que têm problemas em manter o foco e se dispersam muito, tudo indica que brincar com um game específico pode ajudar a aprimorar a capacidade de manter a tal concentração, aponta publicação da Agência Internacional de Notícias Reuters.

Segundo o estudo publicado no material científico ''Frontiers in Behavioral Neuroscience'', pesquisas documentaram melhoras na atenção entre jovens adultos que jogaram o game, chamado ''Decoder'' duas vezes na semana por um Mês.

De acordo com a coautora Barbara J. Sahakian, professora e neurocientista cognitiva no departamento de psiquiatria da Universidade de Cambridge, para indivíduos que possuem dificuldades de se concentrar e problemas para entrar na universidade ou no Mercado de trabalho, o ''Decoder'' deve ajudar a aumentar tal habilidade. “Esse jogo é baseado em estudos neuropsiquiátricos e de neuroimagem, e tem uma base de evidências’’, coloca.

Os cientistas testaram o novo recurso em um público saudável, mas, também, esperam que ele possa auxiliar quem sofre de TDAH e traumatismo cranioencefálico, pois ambos não conseguem prestar atenção e se concentrar com facilidade. “Eu espero começar a pesquisa usando o ''Decoder'' em pacientes que tenham lesão no cérebro, e também, com aqueles que tenham déficit de atenção e hiperatividade’’, aponta Sahakian.

Como foi feita a pesquisa?

Para ver como o jogo poderia melhorar essa habilidade, Sahakian e sua equipe recrutaram 75 voluntários saudáveis com idades entre 18 e 30 anos. Os participantes foram submetidos a testes cognitivos.


Os voluntários foram divididos em grupos e um desses agrupamentos jogou o novo game. Quando os cientistas analisaram os resultados, eles descobriram que aqueles que utilizaram o ''Decoder'' aprimoraram o foco e tiveram um melhor desempenho do que os demais.

O jogo foi licenciado para o desenvolvedor do aplicativo Peak e está disponível na Apple Store, como parte do aplicativo Peak Brain Training.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. novo aplicativo pode melhorar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.