Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Novo exame de sangue detecta se sua idade cronológica bate com sua idade biológica

O exame de sangue chega este mês ao Brasil.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Novo exame de sangue detecta se sua idade cronológica bate com sua idade biológica"

Publicada em  

Você sabia que às vezes nossa idade cronológica não é compatível com nossa idade biológica? E isso, apesar de ser um fato bastante desconhecido, pode trazer problemas.

Mas a boa notícia é que é possível detectar quando o envelhecimento das nossas células é mais acelerado que a quantidade de aniversários que comemoramos. A especialista em medicina esportiva e envelhecimento saudável, Julia Gouvea, afirma que isso é feito através de um simples exame de sangue, chamado telomerase – que, inclusive, pode ajustar a falta de sincronia entre as idades.

“É um exame simples mesmo, que não necessita nenhum tipo de preparação, nem mesmo o jejum, e consegue, por meio da avaliação dos telômeros, a capinha que fica em volta do cromossomo, determinar a real idade biológica da pessoa”, afirmou a médica em entrevista à revista Exame.

E quanto antes descobrir este descompasso, melhor para reverter a situação. Segundo a especialista, é possível retardar o envelhecimento celular a partir de mudanças simples de hábitos.

“O envelhecimento precoce das células está diretamente ligado ao estilo de vida da pessoa. Existe um fator genético, mas o peso é bem menor que hábitos ruins que a pessoa mantém”.

As dicas dadas por Julia para manter as células jovens são: comer adequadamente, praticar atividade física regularmente e não fumar.

O exame de sangue é também capaz de detectar possíveis doenças relacionadas ao envelhecimento que a pessoa tem predisposição de desenvolver, como diabetes e pressão alta, afirma Julia.

O laboratório americano Cenegenics, que chega ao Brasil este mês, vai oferecer aos pacientes o exame de telomerase. O resultado demora de 20 a 30 dias para ficar pronto.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. novo exame de sangue detecta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.