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    Novos estudos revelaram que uma dieta variada nem sempre é a melhor

    Uma equipe americana revisou o assunto e fez novas descobertas.

    Por Letícia Furlan

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    A maioria dos conselhos sobre alimentação saudável é ingerir uma variedade de alimentos para garantir o benefício de diversos nutrientes. Dessa forma, dizem os especialistas em saúde, é mais provável que você consiga tudo de que seu corpo precisa. Mas na última revisão sobre o assunto, pesquisadores descobriram que ter uma dieta diversificada pode não levar necessariamente a uma saúde melhor.

    Em um comunicado publicado na revista Circulation, a American Heart Association revisou os estudos disponíveis e relatou que há pouco apoio científico para a ideia de que uma dieta variada leva a bons resultados de saúde - especialmente quando se trata de reduzir o risco de doenças crônicas como a obesidade, doença cardíaca e diabetes. De fato, dietas mais diversas, de acordo com alguns dos últimos estudos que o comitê da AHA analisou, estavam ligadas a piores resultados nesses quesitos.

    E isso não é totalmente surpreendente, diz a principal autora da declaração, Marcia de Oliveira Otto, professora assistente de epidemiologia, genética humana e ciências ambientais na Escola de Saúde Pública da UT em Houston. Para medir a variedade, a maioria dos estudos perguntou às pessoas sobre o número de diferentes alimentos que comiam - de lanches a refeições e produtos frescos. E acontece que as pessoas que comem uma maior variedade de alimentos também tendem a comer mais alimentos não saudáveis, incluindo lanches processados, bolos e doces, em comparação com pessoas como veganos que se apegam a frutas e vegetais e podem não ter uma contagem alta de diferentes tipos de alimentos.  

    Os estudos mais recentes não encontraram um benefício nas chamadas dietas diversas para problemas de saúde como doenças cardíacas e obesidade. Já quando os pesquisadores focaram na qualidade da dieta – se ela continha principalmente gorduras saudáveis, muitas frutas e vegetais e quantidades limitadas de carne vermelha e laticínios – eles descobriram que elas estavam de fato associadas com menor risco de doenças crônicas.  

    E há uma explicação para essa diferença nos resultados dos estudos. “O mundo está mudando e o ambiente de alimentos está mudando”, diz Otto. “Uma dieta diversificada significa algo diferente hoje, comparado à quando o conselho para comer uma variedade de alimentos foi recomendado pela primeira vez no início do século XIX. Naquela época, as preocupações com a saúde se concentravam em torno da desnutrição e das pessoas que não recebiam quantidades adequadas de nutrientes e vitaminas, por isso a recomendação de comer uma variedade de alimentos fazia sentido dar às pessoas a melhor chance de obter suas necessidades nutricionais nas refeições diárias.  

    Hoje em dia, diz a pesquisadora, a preocupação é com a supernutrição, especialmente em países como os Estados Unidos e países de renda média. "E agora estamos preocupados com doenças crônicas como doenças cardíacas, obesidade e diabetes tipo 2". Mas isso não significa que comer uma variedade de alimentos não seja bom para você; é só que as pessoas estão interpretando a palavra "variedade" para incluir todos os tipos de alimentos, alguns dos quais podem não ser necessariamente saudáveis. 

    Uma dieta diversa, em outras palavras, não significa uma dieta que inclua uma variedade de alimentos saudáveis ??e não saudáveis, já que é possível que os efeitos prejudiciais dos alimentos de baixa qualidade possam superar os benefícios dos alimentos saudáveis.  

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