Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O Brasil está prestes a ficar sem previsão do tempo; entenda

A principal máquina de previsão meteorológica do país começou a dar problemas.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "O Brasil está prestes a ficar sem previsão do tempo; entenda"

Publicada em  

A principal máquina de previsão do tempo no País está com os dias contados. Aos sete anos de idade, o supercomputador Tupã, do Centro de Previsão de Tempo e Meteorologia (Cptec) do Inpe, em Cachoeira Paulista, São Paulo, chegou ao que os especialistas chamam de “end of life”. Mesmo com manutenção constante, a máquina pode parar a qualquer momento.

E, caso isso aconteça, o Cptec para. E, com ele, a previsão do tempo no Brasil inteiro, com consequências imediatas para setores como agricultura, energia e prevenção de desastres naturais.

“Sem a máquina, não temos como gerar as previsões”, explica o chefe de Operações do centro, Gilvan Sampaio. Recentemente, o computador já tem dado problemas. O contrato de manutenção da máquina venceu em outubro e não foi renovado por falta de recursos. A empresa responsável continua a prestar o serviço, sem pagamento, mas apenas nos dias de semana e em horário comercial.

Comprado em 2010, por R$ 50 milhões, o Tupã era à época um dos 30 computadores mais velozes do mundo, com capacidade para realizar 258 trilhões de cálculos por segundo. Hoje, não entra nem no top 500, mas ainda é o “cérebro” da meteorologia nacional.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. o brasil esta prestes a ficar

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.