Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O mistério dos Icebergs verdes

Existem estruturas na natureza com essa coloração e isso vem chamando atenção da comunidade científica há décadas

Placeholder - loading - Imagem da noticia "O mistério dos Icebergs verdes"

Publicada em  

Esta questão está em pauta entre os cientistas há tempos: Porque alguns icebergs na Antártica possuem coloração verde esmeralda em vez de ter o tom usual, azul?

Primeiramente, é importante saber que o gelo é azul, pois absorbe mais a luz roxa e reflete a azul. E de acordo com publicação da BBC, sim, a maioria dos icebergs parecem ter tonalidade branco ou azul quando estão flutuando pela água, mas, desde o século passado, os navegadores começaram a reportar o raro fenômeno dos icebergs verdes, vistos em localidades da Antártica.

Stephen Warren, um especialista da Universidade de Washington, acredita ter encontrado uma razão para decifrar o enigma: A cor é por conta da presença de óxidos de ferro, vindos das poeiras das rochas do continente gelado.

Relevância para a vida marinha

Para Warren, que é autor principal de um estudo publicado no ‘Journal of Geophysical Research Oceans’, era normal atribuir o tom a uma curiosidade exótica, mas, hoje, se torna notório a sua real importância.

Mas, afinal, porque? O ferro é crucial para o Fitoplâncton, que são plantas microscópicas as quais formam a base da cadeia alimentar marinha. Aliás, o ferro é escasso em certas zonas do oceano. Então, a presença dos icebergs verdes é muito positiva e significa que o gelo transporta tal mineral precioso desde o continente e o deposita no mar, quando os blocos de gelo são fragmentados. Ou seja, resumindo, as enormes estruturas esverdeadas oferecem esses nutrientes tão essenciais para a vida no fundo do mar.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. o misterio dos icebergs verdes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.