Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O "Rocketman" continua a revolucionar o mundo, dentro e fora dos palcos

Com mais de 50 anos de carreira, Elton John se destaca não só pela bem-sucedida carreira artística, mas também por questões relacionadas à sua vida pessoal

Placeholder - loading - Imagem/distribuição
Imagem/distribuição

Publicada em  

Os 77 anos de vida, completos hoje, do célebre Reginald Kenneth Dwight - de nome artístico Elton John - foram recheados de feitos magníficos e de inovações que vão além do mundo da música. Depois de sua última turnê de apresentações nos palcos, Farewell Yellow Brick Road, que lhe rendeu o posto de segunda maior bilheteria da história, o artista ainda se mantém ocupado e produzindo.

Elton disse que, “depois de correr ao redor do mundo sem parar por praticamente toda a sua vida, demorou um pouco [para se ajustar], mas estamos nos adaptando agora”, em entrevista para a Extra TV, em março. O homem, que vendeu mais de 300 milhões de discos, não vai sair do meio musical.

Nesse momento, John disse ao “Extra” que está trabalhando em dois novos musicais, um sobre a falecida Tammy Faye Bakker que está indo para a Broadway e uma adaptação de “O Diabo Veste Prada”, com Vanessa Williams interpretando Miranda Priestly. O artista declarou que adora trabalhar em musicais, pois é uma oportunidade de estar em colaboração com muitas pessoas.

Inclusive, ele produziu uma das trilhas sonoras mais marcantes da história dos filmes de animação. O longa-metragem “O Rei Leão” teve a voz e composição de Elton em praticamente todas as músicas e, como consequência, venceu dois prêmios do Oscar, um Grammy e um Globo de Ouro.

John foi marcante em toda a sua carreira. Ele sempre carregou consigo um espírito de modernidade e foi motor de mudança desde a sua forma de expressão artística, por meio de seus figurinos excêntricos, até o seu impacto social na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA + e suas doações para organizações de caridade e de arte.

Logo em 1976, o cantor deu uma entrevista à revista Rolling Stone assumindo a sua bissexualidade. 12 anos depois, ele se declarou homossexual, abrindo o caminho para que outros cantores, como Ricky Martin e George Michael, também se assumissem.

A trajetória de Elton John é tão singular que o próprio artista decidiu narrá-la em uma autobiografia. Com seu humor peculiar, ele relata em "Eu, Elton John", lançado em 14 de novembro de 2019, os altos e baixos de sua vida. A obra passeia por diversos momentos marcantes, como a rejeição que sofreu no início da carreira, as amizades com Freddy Mercury e John Lennon, o momento em que cantou no funeral da amiga próxima Princesa Diana, o jantar que Elton e seu marido, o publicitário David Furnish, organizaram por volta de 1996, no "château" do casal em Londres, entre outras histórias.

Caridade

Um de seus feitos mais notórios fora do mundo da música foi a criação da Elton John AIDS Foundation. O artista usou seu lugar de privilégio financeiro e sua notoriedade global para desmistificar os tabus sobre a doença e salvar o maior número de pessoas possíveis da morte ocasionada por ela. Criada em 1992, a instituição já arrecadou 596 milhões de dólares para seu propósito, segundo informações do site oficial.

Nas últimas três décadas, o cantor britânico dedicou grande parte de sua vida à luta contra a AIDS. Sua trajetória de combate à doença o levou aos quatro cantos do mundo, onde discursou para figuras importantes e visitou centros de ajuda a portadores do HIV. Para angariar fundos para a EJAF, Elton John não mediu esforços. Leiloou sua coleção de discos, vendeu suas roupas, organizou jantares beneficentes, promoveu bailes, doou cachês de shows, tocou em uma festa mesmo com apendicite, repassou lucros de canções e muito mais.

Foram os trabalhos de caridade e a contribuição imensurável para a cultura do Reino Unido que renderam ao artista o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II, tornando-se “Sir” Elton John, em fevereiro de 1998.

Até os dias atuais, ele permanece se reinventando musicalmente. Sua personalidade moderna não se restringe às vestimentas e à adesão às causas progressistas, mas ressoa em sua produção musical. Em 2022, Sir Elton lançou o álbum “The Lockdown Sessions”, feito durante a pandemia, com parcerias com artistas jovens e canções modernas, como Dua Lipa, Nicki Minaj, Lil Nas X etc.

Recentemente, Elton foi homenageado no Prêmio Gershwin de 2024, junto ao seu parceiro de composição, Bernie Taupin. A banda Metallica, Joni Mitchell, Annie Lennox, Charlie Puth, entre outros artistas, fizeram apresentações para celebrar a dupla de músicos.

Para saber mais sobre a discografia do artista, confira as matérias da Antena 1.



Veja também:

TBT: HÁ 50 ANOS, ELTON JOHN LANÇAVA

“HOLD ME CLOSER”: ELTON JOHN E BRITNEY SPEARS LIDERAM PARADA DA BILLBOARD

Descontos especiais para distribuidores


Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. o rocketman continua a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.