Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Os benefícios do tédio

Mas, segundo especialista do exterior, é preciso ficar entediado da maneira certa para ser impactado em cheio pelos efeitos positivos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Os benefícios do tédio"

Publicada em  

De acordo com estudo do exterior publicado no ''Journal Academy of Management Discoveries’’ e veiculado pela renomada revista norte-americana Time, ficar entediado pode estimular a produtividade e a criatividade individual.

Na pesquisa, quem se sentiu assim, em uma tarefa que induzia a esse estado de ânimo, de forma metódica era necessário classificar uma tigela de feijões pela cor, um por um, depois teve uma performance melhor no que concerne à geração de ideias do que aqueles que completaram primeiro uma atividade artesanal interessante.

O resultado não surpreendeu Sandi Mann, uma professora de psicologia sênior da Universidade Central Lancashire no Reino Unido, autora do ''The Upside of Downtime: porque o tédio é bom’’.

Veja algumas razões e mais, como isso deve ser feito para surtir bons efeitos para a mente, imaginação e produtividade:

Criatividade

Segundo Maan, o tédio é uma busca por estimulação neural que não está satisfeita. E se nós não encontramos isso, a nossa mente vai criá-la.

Além desse estudo, outros mais já demonstraram o mesmo: o tédio pode habilitar a criatividade e a capacidade de resolver problemas, pois permite que a mente vagueie e sonhe acordada. “Não há outra maneira para realizar esse estímulo, então, você deve 'entrar' na sua cabeça’’, coloca.

Saúde mental

''Sonhar acordado pode ser um respiro e oferecer um escape para a vida cotidiana’’, pontua Mann. Mas, também, pode ser benéfico se afastar das telas, do trabalho, por exemplo, para se sentir entediado.

Estudos mostraram que ferramentas modernas como, e-mails de trabalho, mídias sociais e aplicativos de encontros podem prejudicar a saúde mental. Então, nesse caso, é bom dar uma pausa nessas atividades, sendo essa uma oportunidade de recarregar as energias.

Como se entediar do modo certo...

O especialista alerta que é crucial não confundir estar entediado com o relaxamento.

Para alcançar o tédio verdadeiro, segundo o professional do exterior, o ideal é fazer uma tarefa que requer pouca ou nada de concentração- como andar por uma rota conhecida, ou até mesmo, ficar sentado com os olhos fechados— deixando a mente vaga, sem música ou nenhum estimulo para guiá-la. É claro que não se deve mexer nas redes socias durante tal período.


Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. os beneficios do tedio

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.