Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Os benefícios do tédio

    Mas, segundo especialista do exterior, é preciso ficar entediado da maneira certa para ser impactado em cheio pelos efeitos positivos

    Placeholder - loading - news single img

    Publicada em  

    De acordo com estudo do exterior publicado no ''Journal Academy of Management Discoveries’’ e veiculado pela renomada revista norte-americana Time, ficar entediado pode estimular a produtividade e a criatividade individual.

    Na pesquisa, quem se sentiu assim, em uma tarefa que induzia a esse estado de ânimo, de forma metódica era necessário classificar uma tigela de feijões pela cor, um por um, depois teve uma performance melhor no que concerne à geração de ideias do que aqueles que completaram primeiro uma atividade artesanal interessante.

    O resultado não surpreendeu Sandi Mann, uma professora de psicologia sênior da Universidade Central Lancashire no Reino Unido, autora do ''The Upside of Downtime: porque o tédio é bom’’.

    Veja algumas razões e mais, como isso deve ser feito para surtir bons efeitos para a mente, imaginação e produtividade:

    Criatividade

    Segundo Maan, o tédio é uma busca por estimulação neural que não está satisfeita. E se nós não encontramos isso, a nossa mente vai criá-la.

    Além desse estudo, outros mais já demonstraram o mesmo: o tédio pode habilitar a criatividade e a capacidade de resolver problemas, pois permite que a mente vagueie e sonhe acordada. “Não há outra maneira para realizar esse estímulo, então, você deve 'entrar' na sua cabeça’’, coloca.

    Saúde mental

    ''Sonhar acordado pode ser um respiro e oferecer um escape para a vida cotidiana’’, pontua Mann. Mas, também, pode ser benéfico se afastar das telas, do trabalho, por exemplo, para se sentir entediado.

    Estudos mostraram que ferramentas modernas como, e-mails de trabalho, mídias sociais e aplicativos de encontros podem prejudicar a saúde mental. Então, nesse caso, é bom dar uma pausa nessas atividades, sendo essa uma oportunidade de recarregar as energias.

    Como se entediar do modo certo...

    O especialista alerta que é crucial não confundir estar entediado com o relaxamento.

    Para alcançar o tédio verdadeiro, segundo o professional do exterior, o ideal é fazer uma tarefa que requer pouca ou nada de concentração- como andar por uma rota conhecida, ou até mesmo, ficar sentado com os olhos fechados— deixando a mente vaga, sem música ou nenhum estimulo para guiá-la. É claro que não se deve mexer nas redes socias durante tal período.


    1. Home
    2. noticias
    3. os beneficios do tedio

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.