Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Países emergentes devem se unir para defender multilateralismo, diz Lula

Países emergentes devem se unir para defender multilateralismo, diz Lula

Reuters

05/07/2025

Placeholder - loading - Lula durante evento no Palácio do Planalto 01/07/2025 REUTERS/Adriano Machado
Lula durante evento no Palácio do Planalto 01/07/2025 REUTERS/Adriano Machado

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Em discurso a empresários no Fórum Empresarial dos Brics, neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o bloco e os países emergentes devem se unir para defender o multilateralismo, em um momento que medidas protecionistas crescem no mundo e lembrou que hoje o Brics concentra 40% do PIB Global.

'Diante do ressurgimento do protecionismo, cabe às nações emergentes defender o regime multilateral de comércio e reformar a arquitetura financeira internacional. O BRICS segue como fiador de um futuro promissor', disse o presidente, afirmando ainda que o bloco deve liderar um novo modelo de desenvolvimento, mais sustentável.

Desde o início do governo de Donald Trump o mundo passou a enfrentar uma guerra tarifária imposta pelos Estados Unidos, com a maior parte dos países sendo atingidos por algum tipo de tarifa comercial. O tema sem sido central nas discussões do bloco, e a defesa do multilateralismo será um dos tópicos principais da declaração de líderes da Cúpula, que começa neste domingo, no Rio de Janeiro.

De acordo com uma fonte, o texto deverá seguir a linha da declaração de chanceleres e dos ministros de comércio do bloco, feitas em abril e maio, que condenaram o uso de 'medidas protecionistas unilaterais injustificadas' e o aumento indiscriminado de tarifas, mas os negociadores trabalham por uma linguagem ainda mais forte.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.