Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Países insulares culpam nações ricas pela falta de ação climática em assembleia da ONU

Placeholder - loading - A primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, discursa na 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU na cidade de Nova York, EUA 22/09/2023 REUTERS/Brendan McDermid
A primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, discursa na 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU na cidade de Nova York, EUA 22/09/2023 REUTERS/Brendan McDermid

Publicada em  

Por Daphne Psaledakis

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Países insulares que sofrem com o impacto das mudanças climáticas confrontaram as nações ricas na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) nesta semana, dizendo que o fracasso de países desenvolvidos em agir com urgência colocou em risco a sobrevivência das ilhas.

“Há muitos entre nós, as ilhas pequenas e marginalizadas do nosso globo, cercadas por mares que elevam seus níveis e abrasadas pelo aumento das temperaturas, que estão começando a questionar esta parada anual de discursos floridos e pretensões públicas de fraternidade, também chamada de Assembleia Geral anual da ONU”, disse o primeiro-ministro de Santa Lúcia, Philip Pierre, na reunião desta sexta-feira.

Vários dos que discursaram no evento de uma semana citaram o secretário-geral da ONU, António Guterres, que em julho alertou que a era do aquecimento global havia terminado e que a era da “ebulição global havia chegado”.

A percepção sobre a falta de urgência das nações desenvolvidas foi um tema corrente. Os discursos enfatizaram que a incapacidade de reduzir suficientemente as emissões de gases do efeito estufa contribuiu para o aumento do nível do mar, ameaçando nações insulares e de baixa altitude.

“O problema é que aqueles países cujas ações mais precisamos podem estar tão confiantes que sobreviverão que não agem rápido o bastante para nós”, disse a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, nesta sexta-feira.

Pelo Acordo de Paris de 2015 para a mitigação de mudanças climáticas, os países assumiram a meta de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius, patamar que segundo os cientistas evitaria os piores impactos do aquecimento.

Para atingir esse objetivo, os cientistas dizem que o mundo precisa cortar emissões globais pela metade até 2030, zerar as emissões líquidas até 2050.

(Reportagem de Daphne Psaledakis, nas Nações Unidas, e Valerie Volcovici em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. paises insulares culpam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.