Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

PANORAMA ELEITORAL-Em dia de Datafolha, Lula encontra evangélicos e Bolsonaro se reúne com mulheres

Placeholder - loading - Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e presidente Jair Bolsonaro durante debate em São Paulo 16/10/2022 REUTERS/Mariana Greif
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e presidente Jair Bolsonaro durante debate em São Paulo 16/10/2022 REUTERS/Mariana Greif

Publicada em  

Por Eduardo Simões

(Reuters) - Em uma quarta-feira que será marcada pela divulgação de mais uma pesquisa Datafolha sobre o segundo turno da eleição presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) aproveitarão o dia para participar de eventos com parcelas do eleitorado em que não aparecem bem nas pesquisas: os evangélicos no caso de Lula e as mulheres no de Bolsonaro.

O dia começou com duas novas pesquisas, a Genial/Quaest --na qual Lula oscilou um ponto para baixo e Bolsonaro dois para cima-- e a PoderData --que apontou ambos com os mesmos patamares de intenção de voto da semana passada.

Veja abaixo destaques do cenário eleitoral.

CARTA A EVANGÉLICOS

Lula se reunirá com lideranças evangélicas em São Paulo e divulgará uma carta aos seguidores dessas denominações cristãs, em meio a alegações falsas de Bolsonaro de que o petista fechará igrejas se for eleito e de que é favorável ao aborto e à legalização das drogas.

De acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta, Lula está 15 pontos percentuais atrás de Bolsonaro entre os evangélicos. O candidato à reeleição, que tem insistido em uma agenda moral e de costumes, tem 56% de preferência nesta parcela do eleitorado, ao passo que Lula soma 31%.

Após o encontro com os evangélicos, o petista fará campanha no Rio Grande do Sul, realizando uma caminhada em Porto Alegre. Lula perdeu para Bolsonaro no primeiro turno no Estado: 48,89% a 42,28%.

ENCONTRO COM MULHERES

Bolsonaro, por sua vez, terá um encontro com mulheres que o apoiam em São Paulo, mirando em uma parcela que representa 52% do eleitorado, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, e no qual sofre elevada rejeição principalmente por causa de seu histórico de declarações misóginas e machistas.

De acordo com a Genial/Quaest, Lula tem 48% da preferência feminina, enquanto Bolsonaro soma 39% nesta fatia do eleitorado.

O candidato à reeleição tem apostado na participação da primeira-dama Michelle Bolsonaro na campanha para melhorar sua imagem entre as mulheres e, no encontro desta quarta, estará ao lado também da ex-ministra Damares Alves (Republicanos), eleita senadora pelo Distrito Federal, e da deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP), a candidata mulher à Câmara mais votada do país.

O atual presidente participará ainda de mais dois eventos de campanha na capital paulista nesta quarta.

OLHO NO DATAFOLHA

O Datafolha divulgará no final da tarde os resultados de uma nova rodada da pesquisa sobre o segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto.

Outros dois levantamentos foram divulgados nesta quarta. Na Genial/Quaest, Lula aparece com 47% --variação negativa de dois pontos em relação à pesquisa anterior-- e Bolsonaro soma 42% --uma oscilação positiva de um ponto. Já no levantamento do PoderData, tudo se manteve como há uma semana: Lula com 48% e Bolsonaro com 44%.

AUDITORIA? EU?

O Ministério da Defesa disse em nota divulgada na terça-feira que não realizou auditoria das urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições, após ser cobrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a enviar em até 48 horas cópia do resultado de eventual auditoria.

Moraes citou no despacho informações de que haveria um relatório produzido pela Defesa que teria sido entregue ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) após o segundo turno. Contudo, até o momento, o conteúdo desse documento não foi tornado público.

Bolsonaro levanta frequentemente dúvidas infundadas sobre a lisura do sistema eletrônico de votação e também faz alegações falsas de que houve fraudes em pleitos anteriores e de que o sistema não é auditável. O presidente recusou-se recentemente a dizer se havia recebido um relatório da Defesa e também a dizer se aceitaria o resultado da eleição caso seja derrotado.

PRÓXIMAS PESQUISAS ELEITORAIS

Datafolha - 19 de outubro, quarta-feira

AtlasIntel - 23 de outubro, domingo

Ipec - 24 de outubro, segunda-feira

ÚLTIMAS PESQUISAS DIVULGADAS

GENIAL/QUAEST

Divulgada em 19 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 47%

Bolsonaro (PL): 42%

Brancos e nulos: 6%

Indecisos: 5%

PODERDATA

Divulgada em 19 de outubro

Margem de erro: 1,5 ponto percentual

Lula (PT): 48%

Bolsonaro (PL): 44%

Brancos e nulos: 5%

Indecisos: 3%

IPESPE

Divulgada em 18 de outubro

Margem de erro: 3 pontos percentuais

Lula (PT): 49%

Bolsonaro (PL): 43%

Brancos e nulos: 6%

Indecisos: 2%

IPEC

Divulgada em 17 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 50%

Bolsonaro (PL): 43%

Brancos e nulos: 5%

Indecisos: 2%

CNT/MDA

Divulgada em 17 de outubro

Margem de erro: 2,2 pontos percentuais

Lula (PT): 48,1%

Bolsonaro (PL): 41,8%

Brancos e nulos: 6%

Indecisos: 4,1%

DATAFOLHA

Divulgada em 14 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 49%

Bolsonaro (PL): 44%

Brancos e nulos: 5%

Indecisos: 1%

XP/IPESPE

Divulgada em 14 de outubro

Margem de erro: 2,2 pontos percentuais

Lula (PT): 49%

Bolsonaro (PL): 43%

Brancos e nulos: 4%

Indecisos: 4%

ATLASINTEL

Divulgada em 13 de outubro

Margem de erro: 1 ponto percentual

Lula (PT): 51,1%

Bolsonaro (PL): 46,5%

Brancos, nulos e indecisos: 2,4%

(Reportagem adicional de Fernando Cardoso)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. panorama eleitoral em dia de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.