Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Para conviver melhor com os outros se afaste do celular em certos momentos, aponta especialista do exterior

Mídia britânica recomenda a adoção de 3 hábitos referentes ao uso do smartphone, que podem impactar nas relações humanas

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Para conviver melhor com os outros se afaste do celular em certos momentos, aponta especialista do exterior"

Publicada em  

Visando uma convivência harmônica e sobretudo priorizando os pilares da boa educação, o canal britânico BBC enumerou dicas de comportamento relativas ao uso do telefone. Seria uma espécie de manual de etiqueta do que uma pessoa não deveria fazer com o telefone quando está em grupo. Compõe a lista: abortar a utilização do aparelho durante refeições, por exemplo.


Para a mídia do Reino Unidos ao adotar tais atitudes no cotidiano, esses hábitos saudáveis podem ajudar a manter amizades, por exemplo.

Se você é daqueles que nunca se aparta do seu celular e checa as notificações inúmeras vezes dentro de um período curto de tempo, essas 3 recomendações, aparentemente simples, podem ser úteis. Vamos lá...

1. Não mexa no dispositivo durante as refeições

Como o intuito é analisar aspectos sociais. Adote essa prática, principalmente, quando estiver jantando com a família, com amigos e colegas.

Segundo dados da agência do governo britânico, Ofcom, mais de 80% das pessoas já estiveram compartilhando a mesa com alguém que tinha esse costume. Além disso, cerca de 26% dos jovens adultos admitiram fazer isso.

De acordo com uma consultora em etiqueta, a sociedade deve sempre se manter afastada dos smartphones durante jantares, encontros e festas. Para ela, a pessoa mais importante, nesse caso, é aquela com quem você está compartilhando os momentos da vida real. Portanto, já sabe tente não perder o foco e aproveite realmente a situação em que está.


Claro, que o desconforto pode ser ainda maior para alguém de uma geração mais antiga. De acordo com as informações apontadas pela Ofcom, no Reino Unido, muita gente com mais de 55 anos considera esse hábito inaceitável, por exemplo.

2- Não fique no telefone, quando você deveria estar ouvindo alguém

Para a consultora do exterior, falar e teclar no aparelho móvel simultaneamente é um comportamento bem mal educado. Ela ainda ressalta que se não estamos concentrados uns nos outros, perdemos uma grande oportunidade de conhecer melhor as pessoas ao nosso redor.

3. Não mexa no dispositivo, enquanto assiste algum programa com os outros

Mais uma regra de convivência bem útil nos tempos atuais. Quando estamos assistindo algo ao lado de uma outra pessoa, é hora de compartilhar e interagir com ela.

Novamente, conforme os números da Ofcom, para quem é mais velho, o comportamento pode parecer inapropriado, enquanto para os jovens pode parecer parte da rotina. Os dados da pesquisa feita no Reino Unido mostram que para mais de 40% dos adultos é inaceitável usar o telefone enquanto está no sofá com a família. Para a geração mais velha a situação parece ser ainda mais grave.


Analisando os dados do levantamento fica claro que para os mais velhos todas as ações citadas são bem ofensivas. Já para os mais novos, na maioria dos casos, são cenas corriqueiras. O fato é que independentemente da questão geracional, o melhor mesmo é desfrutar intensamente o momento com as pessoas e deixar o aparelho um pouquinho de lado para viver a vida real de forma mais intensa.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. para conviver melhor com os …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.