Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

‘Parachutes’: como a sensibilidade de Chris Martin o levou ao estrelato

Lançado na virada do milênio, o álbum de estreia do Coldplay foi aclamado como 'uma obra transcendente’

Placeholder - loading - ‘Parachutes’: como a sensibilidade de Chris Martin o levou ao estrelato.Divulgação
‘Parachutes’: como a sensibilidade de Chris Martin o levou ao estrelato.Divulgação

Publicada em  

No turbilhão do final do milênio, uma estrela musical surgia no horizonte. Enquanto o mundo se preparava para adentrar o novo século, uma banda britânica estava prestes a deixar sua marca indelével na história do rock. Com o lançamento de "Parachutes", o Coldplay anunciou sua chegada ao cenário musical de forma arrebatadora.

‘Parachutes’.Divulgação
Toque para aumentar

Assim como seus heróis REM e U2, as superestrelas londrinas construíram sua fama de baixo para cima. O vocalista Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland uniram forças pela primeira vez enquanto estudavam na University College London em 1996. Depois, o baixista Guy Berryman e o baterista Will Champion se juntaram a dupla, formando o Coldplay – que inicialmente era conhecido como Starfish. Assim, lançaram seu EP de estreia, “Safety”, em 1998.

Mesmo antes de assinar com uma grande gravadora, eles já estavam chamando atenção de figuras importantes da cena musical da época. O chefe da gravadora independente Fierce Panda, Simon Williams, relembrou como ficou impressionado quando encontrou pela primeira vez o quarteto: “Achei-os fantásticos. Eles ainda não tinham escrito [o grande sucesso] ‘Yellow’… mas tinham ‘Shiver’ e ‘Bigger Stronger’ e um charme hipnotizante”. Demorou alguns anos, mas em 10 de julho de 2000 Coldplay lançaria seu álbum de estreia, que os colocaria no panorama mainstream, “Parachutes”.

Dentro do projeto tinha a famigerada “Yellow”, e esta tem uma história de criação curiosa. O vocalista Chris Martin foi inspirado pela visão e melodia principal da música, consistindo em um padrão de acordes, batendo na sua própria cabeça. Em um primeiro momento, Martin não gostou da ideia porque "a canção tinha a palavra 'estrelas', e que parecia ser uma palavra que se deve cantar somente na voz do Neil Young".

A melodia "começou muito mais lenta", segundo o guitarrista Will Champion, e corroborou com o Martin que soava muito com uma canção de Neil Young. Pouco tempo depois, apesar de não levar a música a sério, o cantor resolveu mudar o andamento da canção, aí quando o guitarrista Jonny Buckland tocou, complementando com suas ideias, criou um riff com "um ritmo mais pesado".

Apesar de compor a letra da canção, no entanto, Martin não conseguia encontrar as palavras certas; ele estava pensando em uma palavra específica, uma palavra-chave, que estava faltando na letra, para ajustar o conceito da canção. Olhou em volta do estúdio e encontrou a lista telefônica “Yellow Pages”, e, mais tarde, intitulou a canção de "Yellow", em referência ao objeto. A letra da canção teve colaboração de todos os membros da banda. O baixista Guy Berryman colaborou com a linha de abertura "Look at the stars". E naquela mesma noite, tendo rapidamente escrito a canção, a banda resolveu gravá-la.

A Parlophone lançou “Parachutes” no Reino Unido, enquanto a Nettwerk/Capitol Records lançou o álbum nos EUA. Foi considerada uma estreia madura e segura, que continha uma série de hinos sublimes, incluindo “Spies” e “Everything's Not Lost”. Críticos receberam muito bem a chegada do disco, com a Melody Maker da Grã-Bretanha saudando-o como “uma declaração musical definidora de 2000”. A Rolling Stone também elogiou os falsetes melancólicos, ao estilo de Jeff Buckley, de Chris Martin, antes de declarar que “’Parachutes’ finalmente sobe acima de suas influências para se tornar uma obra de verdadeira transcendência”.

Os fãs adotaram fervorosamente o som pós-Britpop do Coldplay em ambos os lados do Atlântico. "Parachutes" liderou o Top 40 do Reino Unido na semana em que foi lançado e finalmente ganhou disco de platina oito vezes. Nos EUA o álbum subiu continuamente para um nível saudável, atingindo o nº 51 na Billboard 200.

Com nove álbuns de estúdio e vendas de mais de 80 milhões de unidades, o Coldplay consolidou sua reputação entre os principais músicos de pop rock da atualidade. "Parachutes" recebeu uma série de elogios da indústria, incluindo um prestigiado Grammy Award de 2002 de Melhor Álbum Britânico e este sucesso proporcionou a banda um empurrão para a potência global que eles têm mantido desde então.

Veja também:

TBT: CELINE DION SE DESTACA COM 'MY HEART WILL GO ON'

HOLLOW COVES ANUNCIA PRIMEIRO DISCO EM CINCO ANOS

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. parachutes como a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.