Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Paralelos entre as Grandes Divas da Música

Relembre figuras icônicas que continuam a inspirar e moldar a indústria musical até hoje

Placeholder - loading - Paralelos entre as Histórias de Grandes Divas da Música.Divulgação
Paralelos entre as Histórias de Grandes Divas da Música.Divulgação

Publicada em  

Encontrar um lugar de destaque no mercado é um desejo comum entre profissionais, mas para as mulheres, esse caminho muitas vezes é mais desafiador. No entanto, apesar das lutas individuais, a experiência compartilhada une essas mulheres em uma jornada coletiva. Na história da música internacional, diversas mulheres desempenharam papéis substanciais em todas as facetas da arte moderna.

Uma dinâmica interessante na música é como os artistas influenciam uns aos outros - muitas vezes, é por meio de semelhanças marcantes. Mulheres cujas trajetórias profissionais inspiram outras mulheres compartilham não apenas a alegria e a emoção de suas jornadas, mas também enfrentaram obstáculos semelhantes ao longo do caminho. Suas músicas continuam vivas como testemunho de sua resiliência.

Por incrível que pareça, o rock é um espaço onde grandes figuras femininas deixaram sua marca. Desde Sister Rosetta Tharpe, com sua técnica autodidata, até Tina Turner, que se reinventou ao longo de sua carreira, as mulheres no rock transcenderam expectativas. Quando Aretha Franklin se aproximou do gênero, ao incorporar seu soul/gospel tradicional, deu ao mundo versões únicas de clássicos do rock.

Até Billie Holiday - uma influência importante para Madeleine Peyroux -, que foi uma das vozes mais marcantes da história do jazz, citava a blueseira Bessie Smith como uma de suas maiores inspirações. As conexões entre gêneros musicais são fascinantes. Entrando no âmbito de vozes únicas, Nina Simone, com sua potência de contralto e versatilidade, flutuava entre soul, gospel, blues, jazz e folk, influenciando artistas como Alicia Keys, Lauryn Hill e Corinne Bailey Rae.

Beyoncé, uma artista abertamente influenciada por diversas fontes musicais, incluindo a miss Simone, homenageou a era da discoteca em seu álbum "Reinassance", assim destacando nomes como Donna Summer. Além disso, a cantora texana já havia sampleado Summer - em seu grande sucesso “Love To Love You Baby”. A rainha da disco deixou um impacto duradouro na música contemporânea, especialmente na música eletrônica.

Beyoncé também interpretou Etta James no filme "Cadillac Records", destacando a influência da soul music. Uma das artistas mais influenciadas por Etta era ninguém menos que Amy Winehouse, cuja voz poderosa e emotiva refletia a profundidade de suas influências. Amy absorveu as nuances de seus heróis musicais, criando um som retrô e contemporâneo, enriquecido por sua expressão artística única. As tatuagens de Amy Winehouse não eram apenas adornos, mas uma extensão de sua autoexpressão, contando sua história de maneira visual. Seu legado pode ser visto em artistas como Angelina Jordan, cujo estilo e voz lembram os de Amy.

Enquanto as cantoras influentes continuam a conquistar espaço na indústria musical, as divas clássicas são revividas, recebendo reconhecimento por seus feitos históricos. Embora tenha demorado para que as mulheres recebessem o reconhecimento merecido, já que moldaram a indústria como um todo, sua influência é agora celebrada.

Veja também:

BILLY JOEL ESPECULA MÚSICA NOVA PELA PRIMEIRA VEZ EM 17 ANOS

A NOITE MEMORÁVEL DO DOUBLE YOU EM SÃO PAULO

Imagem de conteúdo da notícia "Paralelos entre as Grandes Divas da Música" #1
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. paralelos entre as grandes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.