Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Paris Airshow permite que desempregados entrem de graça

Placeholder - loading - Estudantes da Universidade de Stuttgart visitam um helicóptero Airbus H145M na Paris Airshow  21/06/2023. REUTERS/Benoit Tessier/File Photo
Estudantes da Universidade de Stuttgart visitam um helicóptero Airbus H145M na Paris Airshow 21/06/2023. REUTERS/Benoit Tessier/File Photo

Publicada em  

Por Allison Lampert e Tim Hepher

PARIS (Reuters) - A escassez de mão de obra é um tema urgente na Paris Airshow desta semana, com as lacunas na força de trabalho apontadas como um dos principais fatores que dificultam uma rápida recuperação da pandemia.

Nesta sexta-feira, os organizadores iniciaram uma campanha para atrair as pessoas de volta ao setor aeroespacial, com desempregados autorizados a entrar gratuitamente. Entre aqueles com vagas estão uma dúzia de empresas de Quebec com o objetivo de persuadir os trabalhadores franceses a se juntarem a eles com autorizações de trabalho temporárias.

A primeira-ministra francesa, Elizabeth Borne, cumprimentou jovens trabalhadores em uma feira de empregos realizada sob as asas do icônico jato Concorde.

'A ideia é mostrar que existem oportunidades de trabalho sem necessariamente ter uma qualificação muito elevada ou específica', disse o ministro dos Transportes, Clément Beaune, à Reuters.

'Também queremos enfatizar... que há oportunidades para mulheres jovens. Ainda há muito poucas nesta indústria.'

Menos de 25% dos trabalhadores aeroespaciais franceses são mulheres, com apenas 16% em fábricas de produção, de acordo com dados da indústria.

GUERRA POR TALENTOS

Depois de anos de declínio do entusiasmo pela indústria entre os jovens, os executivos aeroespaciais dizem que suas fábricas luminosas e limpas estão muito longe da imagem popular da indústria.

'Olhe para nossas fábricas, como elas são', disse o industrial Patrick Daher, apontando para telas digitais e monitores de alta tecnologia.

'Estamos tentando motivar os jovens; não estamos mais no século 19, longe disso. Estamos em um mundo muito digital.'

Os anúncios de recrutamento se espalham por estandes das empresas, com a fabricante de motores Safran anunciando '12 mil empregos disponíveis'. No geral, as empresas aeroespaciais francesas pretendem contratar 25 mil pessoas este ano.

Após as demissões, isso significa um aumento líquido de 9 mil, disse Philippe Dujarric, diretor de assuntos sociais da associação aeroespacial GIFAS. Em Quebec, a indústria aeroespacial precisa de 38 mil pessoas até 2030.

Mas a contratação não é o fim da história. A perda de experiência com a paralisação do setor, seguida de uma onda de aposentadorias, redefiniu a 'curva de aprendizado', elevando os custos, que só diminuem à medida que os trabalhadores se adaptam às suas tarefas.

'Se você não investir, se não preparar a formação educacional dessas pessoas, um dia você vai enfrentar uma verdadeira falta de competências', disse Thierry Baril, diretor de recursos humanos da Airbus, que está intensificando programas de treinamento.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. paris airshow permite que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.