Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Paris proibirá patinetes elétricos de aluguel a partir de setembro

Placeholder - loading - Pedestres utilizam patinetes elétricos em Paris 01/04/2023 REUTERS/Sarah Meyssonnier
Pedestres utilizam patinetes elétricos em Paris 01/04/2023 REUTERS/Sarah Meyssonnier

Publicada em  

Atualizada em  

PARIS (Reuters) - Paris proibirá patinetes elétricos a partir de 1º de setembro, disse a prefeita da capital francesa, depois que o público votou em um referendo pela retirada dos desses veículos das ruas.

A proibição dos patinetes elétricos conquistou 89% dos votos, de acordo com a conta da prefeitura no Twitter, anunciada como uma rara 'consulta pública' que gerou longas filas nas urnas eleitorais em toda a cidade. No entanto, a participação no referendo foi baixa a 7,46% dos eleitores registrados.

A prefeita Anne Hidalgo disse que respeitará a votação. 'A partir de 1º de setembro, não haverá mais patinetes elétricos para alugar em Paris', disse ela em entrevista coletiva na noite de domingo.

Os operadores do serviço apontaram para o baixo comparecimento dos eleitores e disseram esperar que Hidalgo buscasse um acordo.

'Continuamos esperançosos de poder continuar trabalhando com a prefeita Hidalgo para adotar regulamentos sensatos em vez de proibir os patinetes elétricos e evitar um retrocesso em Paris', disse um porta-voz da Lime.

Os patinetes elétricos acessados por meio de aplicativos operam em Paris desde 2018, mas após reclamações sobre uma implantação tumultuada, a cidade reduziu o número de operadores para três em 2020.

A prefeitura deu um contrato de três anos às empresas, exigiu que a velocidade fosse limitada a 20 quilômetros por hora e impôs áreas designadas para estacionamento de patinetes, semelhantes às restrições impostas em outras cidades do mundo. Os atuais contratos vão até setembro.

As operadoras ofereceram mais regras, incluindo a restrição de uso a usuários com mais de 18 anos, fixação de placas para que a polícia possa identificar infratores e limitação a uma pessoa.

Em 2021, 24 pessoas morreram em acidentes relacionados a patinetes na França, incluindo uma em Paris. No ano passado, Paris registrou 459 acidentes com patinetes elétricos e veículos similares, incluindo três fatais.

Alguns participantes do referendo disseram que preferiram uma regulamentação mais rígida, em vez de um banimento.

'Não quero os patinetes fazendo o que querem nas calçadas, mas proibi-los não é a prioridade', disse Pierre Waeckerle, 35.

(Por Michel Rose, Clotaire Achi e Geert De Clercq)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. paris proibira patinetes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.