Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda LGBT' entre adultos

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda LGBT' entre adultos

Reuters

24/11/2022

Placeholder - loading - Manifestantes participam de parada LGBT em São Petersburgo, na Rússia 12/08/2017 REUTERS/Anton Vaganov
Manifestantes participam de parada LGBT em São Petersburgo, na Rússia 12/08/2017 REUTERS/Anton Vaganov

MOSCOU (Reuters) - O Parlamento da Rússia aprovou nesta quinta-feira a terceira e última leitura de uma lei que amplia a proibição existente de promover 'propaganda LGBT' para crianças, proibindo-a entre pessoas de todas as idades.

Sob a nova lei, qualquer evento ou ato considerado uma tentativa de promover a homossexualidade, incluindo de forma virtual, em filmes, livros, publicidade ou em público, pode incorrer em uma multa pesada.

A multa será de até 400.000 rublos (6.600 dólares) para pessoas físicas e de até 5 milhões de rublos (82.100 dólares) para pessoas jurídicas. Os estrangeiros podem enfrentar 15 dias de prisão e expulsão do país.

Os críticos veem a medida como uma tentativa de intimidar e oprimir ainda mais as minorias sexuais na Rússia, onde as autoridades já usaram as leis existentes para interromper as marchas do orgulho gay e deter ativistas dos direitos dos homossexuais.

Os legisladores dizem que estão defendendo a moralidade diante do que consideram valores decadentes 'não-russos' promovidos pelo Ocidente. Mas grupos de direitos humanos dizem que as medidas visam proibir a representação de minorias como lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) na vida pública.

'Hoje, o LGBT é um elemento da guerra híbrida e nessa guerra híbrida devemos proteger nossos valores, nossa sociedade e nossos filhos', disse Alexander Khinstein, um dos arquitetos do projeto de lei, no mês passado.

A LGBT Network, que oferece assistência jurídica, chamou a legislação de uma tentativa 'absurda' de humilhar e discriminar a comunidade LGBT.

O projeto de lei precisa ser revisado pela câmara alta do Parlamento e assinado pelo presidente Vladimir Putin antes de entrar em vigor.

(Reportagem de Filipp Lebedev)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.