Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pele humana é criada com impressora 3D

Espanhóis foram responsáveis pelo projeto

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pele humana é criada com impressora 3D"

Publicada em  

De acordo com publicação de um periódico espanhol, um grupo de cientistas desenvolveram uma espécie de pele humana sem pelos utilizando a impressão 3D. Essa invenção poderia ajudar muita gente, principalmente, aqueles que tenham tido parte da derme danificada por algum acidente.


Para a realização, a equipe de cientistas, que conta, por exemplo, com os bioengenheiros José Luis Jorcano e Francisco del Cañizo, que, aliás, é chefe de cirurgia experimental do Hospital Gregorio Marañón de Madri, na Espanha, usa células do próprio paciente, cultivadas em laboratório de modo artificial. O uso da técnica de impressão 3D para produzir essa parte do corpo humano e todos os detalhes do feito inédito foram publicados na revista científica Biofabrication.


O objetivo é que a criação possa estar disponível a partir de 2019, de modo que possa ser empregada na realização de transplantes.

O produto poderia oferecer algumas vantagens, como não haveria risco de o corpo humano rejeitar o elemento, já que seriam utilizadas as células do próprio paciente para a fabricação do item. Geralmente, o organismo rejeita algum corpo estranho. O material, também, poderia ser usado para testar medicamentos, cosméticos ou outros produtos químicos, isso tornaria desnecessário o uso de animais para tais finalidades.

A equipe de pesquisadores da Universidade Carlos III, do Centro de Investigações Energéticas, Meio-ambientais e Tecnológicas, do Hospital Universitário Gregorio Marañón de Madri, na Espanha, juntamente com a empresa ''BioDan Group’’, foram os encarregados de desenvolver o protótipo da bio-impressora 3D capaz de criar a pele humana.

O próximo passo será produzir curativos com o material para serem utilizados em unidades de urgência em queimaduras ou feridas profundas, o que pode estar disponível no mercado a partir do ano que vem.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pele humana e criada com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.