alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Pele humana é criada com impressora 3D

    Espanhóis foram responsáveis pelo projeto

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    De acordo com publicação de um periódico espanhol, um grupo de cientistas desenvolveram uma espécie de pele humana sem pelos utilizando a impressão 3D. Essa invenção poderia ajudar muita gente, principalmente, aqueles que tenham tido parte da derme danificada por algum acidente.


    Para a realização, a equipe de cientistas, que conta, por exemplo, com os bioengenheiros José Luis Jorcano e Francisco del Cañizo, que, aliás, é chefe de cirurgia experimental do Hospital Gregorio Marañón de Madri, na Espanha, usa células do próprio paciente, cultivadas em laboratório de modo artificial. O uso da técnica de impressão 3D para produzir essa parte do corpo humano e todos os detalhes do feito inédito foram publicados na revista científica Biofabrication.


    O objetivo é que a criação possa estar disponível a partir de 2019, de modo que possa ser empregada na realização de transplantes.

    O produto poderia oferecer algumas vantagens, como não haveria risco de o corpo humano rejeitar o elemento, já que seriam utilizadas as células do próprio paciente para a fabricação do item. Geralmente, o organismo rejeita algum corpo estranho. O material, também, poderia ser usado para testar medicamentos, cosméticos ou outros produtos químicos, isso tornaria desnecessário o uso de animais para tais finalidades.

    A equipe de pesquisadores da Universidade Carlos III, do Centro de Investigações Energéticas, Meio-ambientais e Tecnológicas, do Hospital Universitário Gregorio Marañón de Madri, na Espanha, juntamente com a empresa ''BioDan Group’’, foram os encarregados de desenvolver o protótipo da bio-impressora 3D capaz de criar a pele humana.

    O próximo passo será produzir curativos com o material para serem utilizados em unidades de urgência em queimaduras ou feridas profundas, o que pode estar disponível no mercado a partir do ano que vem.

     

    1. Home
    2. noticias
    3. pele humana e criada com …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.