alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Permanecer quatro dias em Paris é o equivalente a fumar dois cigarros

    E a qualidade do ar em Praga e Istambul consegue ser ainda pior.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    A associação Transport & Environment decidiu comparar a contaminação do ar com o número de cigarros que traria os mesmos malefícios à saúde. De acordo com estudo realizado, passar quatro dias de férias em Paris, por exemplo, equivale a fumar dois cigarros.

    Mas a situação da Cidade Luz ainda não é a mais preocupante, já que passar o mesmo período em Istambul ou Praga traz os mesmos malefícios de alguém que fuma quatro cigarros. E em Milhão de quem fuma três.

    E o período que mais preocupa é o verão, quando há muitos turistas. “Nos dias em que a poluição está pior, somos aconselhados a não comer ou fazer exercício fora de casa”, diz Jens Müller, da Transport & Environment. “Mas caminhar e ir a restaurantes abertos é o que mais acontece em cidades turísticas. Neste momento, visitantes, incluindo crianças, são mais ou menos forçados a fumar, em termos de impactos na saúde”.

    Os cientistas mediram o número de partículas finas, conhecidas por desencadear doenças respiratórias e cardiovasculares De acordo com os especialistas, inalar 22 microgramas/m3 desses poluentes causa as mesmas consequências do que fumar um cigarro.

    Os carros são provavelmente, segundo os autores do estudo, os grandes poluentes nessas cidades, principalmente durante o verão. E esse problema já é tão comum que, em 2017, a prefeitura da capital francesa foi processada por uma professora de ioga graças aos danos provocados à sua saúde pela poluição.

    E, em 2018, a União Europeia chamou a atenção de cinco países, entre eles Alemanha, França e Inglaterra, por não respeitarem os limites de qualidade do ar.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. permanecer quatro dias em …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.