Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisador italiano cria uma impressora 3D capaz de gerar filés

Bife é de origem vegetal, porém tem textura semelhante a da carne

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pesquisador italiano cria uma impressora 3D capaz de gerar filés"

Publicada em  

Em Barcelona, na Espanha, o pesquisador Giuseppe Scionti criou uma alternativa à carne, que pode ser impressa em 3D. Essa opção é composta por ingredientes vegetais, mas imita a textura real, fator mais complicado de ser concretizado.

Tudo indica que o projeto surgiu na cidade catalã por casualidade.


O inventor nasceu em Milão e tem 31 anos, especialista em biomedicina e engenharia de tecidos, ele estudou em diversas ótimas instituições, como é o caso da Universidade pública de Londres..

Como funciona

O pesquisador manipula em suas mãos seringas, que contêm uma pasta cor de palha. Aliás, para produzir o filé, basta colocar o material na máquina 3D e configurar o sistema. E finalmente, a impressora vai imprimir o biomaterial, que irá gerar o bife. Uma vez feito, o pedaço de carne vegetal está pronto para ser preparado e então consumido.

O procedimento propicia a criação de filés artificiais com textura similar à da carne. Recentemente, o criador solicitou a patente do produto e está aguardando a aprovação.

Os bifes são compostos de proteína em pó, como a proveniente do arroz e da ervilha, assim, como das algas. São produtos geralmente consumidos por veganos ou vegetarianos em forma de bebida, visando complementar a dieta.

O pesquisador enxerga seu projeto como uma oportunidade para evitar a produção em massa de animais voltados para a alimentação humana. Além disso, ele acredita que a sua carne poderia ser produzida com certas propriedades específicas a fim de combater a desnutrição.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisador italiano cria uma …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.