Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores americanos estão perto de conseguir vacina contra o Zika

Através de técnica chamada microscopia eletrônica, cientistas conseguiram ver detalhes do vírus

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pesquisadores americanos estão perto de conseguir vacina contra o Zika"

Publicada em  

Cientistas conseguiram ter com precisão uma imagem do Zika, o vírus que desencadeou uma crise global entre 2015 e 2016 e que deixou milhares de bebês com sequelas congênitas graves. O trabalho pode contribuir para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos mais eficazes no combate ao vírus.

Para conseguir uma imagem tão detalhada, a pesquisa combinou dezena de milhares de outras imagens bidimensionais para construir um modelo tridimensional da estrutura do vírus.

A equipe usou uma técnica chamada microscopia eletrônica, que envia feixes de elétrons através de uma partícula, projetando uma imagem. Os comprimentos de onda dos elétrons são aproximadamente os mesmos que a distância entre os átomos, de modo que os cientistas são capazes de perceber detalhes minuciosos do material.

Ao visualizar o vírus com tantos detalhes, os pesquisadores podem encontrar espaços em sua superfície onde as moléculas de drogas poderiam se ligar. Essas características podem ajudar os cientistas a entender como as vacinas e os medicamentos antivirais podem interagir com o zika.

Esse vírus é um forte candidato para esta nova técnica, já que é resistente ao calor e permanece ativo em condições variadas. Essa resiliência pode ser prejudicial para um paciente febril, mas em um laboratório de imagens é essencial.

Os resultados do estudo infelizmente não terão um impacto imediato na prevenção de doenças, de acordo com Kristian G. Andersen, pesquisador genômico do Scripps Research Institute. Atualmente, muitos candidatos promissores à vacina contra zika não podem ser totalmente testados em humanos. Os bioeticistas estão em conflito sobre se devem permitir testes em pessoas saudáveis.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores americanos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.