alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Pesquisadores americanos estão perto de conseguir vacina contra o Zika

    Através de técnica chamada microscopia eletrônica, cientistas conseguiram ver detalhes do vírus

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Cientistas conseguiram ter com precisão uma imagem do Zika, o vírus que desencadeou uma crise global entre 2015 e 2016 e que deixou milhares de bebês com sequelas congênitas graves. O trabalho pode contribuir para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos mais eficazes no combate ao vírus.

    Para conseguir uma imagem tão detalhada, a pesquisa combinou dezena de milhares de outras imagens bidimensionais para construir um modelo tridimensional da estrutura do vírus.

    A equipe usou uma técnica chamada microscopia eletrônica, que envia feixes de elétrons através de uma partícula, projetando uma imagem. Os comprimentos de onda dos elétrons são aproximadamente os mesmos que a distância entre os átomos, de modo que os cientistas são capazes de perceber detalhes minuciosos do material.

    Ao visualizar o vírus com tantos detalhes, os pesquisadores podem encontrar espaços em sua superfície onde as moléculas de drogas poderiam se ligar. Essas características podem ajudar os cientistas a entender como as vacinas e os medicamentos antivirais podem interagir com o zika.

    Esse vírus é um forte candidato para esta nova técnica, já que é resistente ao calor e permanece ativo em condições variadas. Essa resiliência pode ser prejudicial para um paciente febril, mas em um laboratório de imagens é essencial. 

    Os resultados do estudo infelizmente não terão um impacto imediato na prevenção de doenças, de acordo com Kristian G. Andersen, pesquisador genômico do Scripps Research Institute. Atualmente, muitos candidatos promissores à vacina contra zika não podem ser totalmente testados em humanos. Os bioeticistas estão em conflito sobre se devem permitir testes em pessoas saudáveis.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. pesquisadores americanos …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.