alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Pesquisadores associam Alzheimer a herpes e sugerem novo tratamento

    Vários estudos têm associado as doenças e sugerido tratamentos com antivirais.

    Placeholder - loading - news single img

    1648

    Publicada em  

    Uma pesquisa recente mostrou que a cura para o Mal de Alzheimer talvez não esteja tão longe. Foram encontradas fortes evidências de que o vírus da herpes é uma das causas da doença, o que sugere que medicamentos antivirais possam ser eficazes e seguros para combate-la.

    O vírus HSV1, o mais comum da herpes simples, é conhecido por causar a herpes labial. Ele infecta a maioria das pessoas na infância e, em seguida, permanece adormecido no sistema nervoso periférico, que não contempla o cérebro e a medula espinhal. Em momentos de estresse, o vírus é pode ser ativado e, em alguns indivíduos, causa feridas na boca.

    Em 1991 foi descoberto que, em muitos idosos, o HSV1 também está presente no cérebro. E em 1997 foi comprovado que isso representa um forte fator de risco para Alzheimer quando presente no cérebro de pessoas que têm o gene APOE4. E a probabilidade de desenvolver Alzheimer é 12 vezes maior para os portadores do gene APOE4 que possuem o vírus HSV1 no cérebro do que para quem não apresenta nenhum dos dois fatores de risco.

    Os pesquisadores acreditam que o vírus HSV1 é um dos principais fatores de risco para o Alzheimer e que ele entra no cérebro dos idosos à medida que o sistema imunológico deles diminui com a idade. Em momentos de estresse, o vírus é reativado, gerando danos às células infectadas. Provavelmente, em portadores do APOE4, a doença de Alzheimer se desenvolve no cérebro devido a uma maior formação de produtos tóxicos provocada pelo vírus HSV1, ou a uma reparação menor dos danos ocasionados.

    Isso sugere que agentes antivirais podem ser usados para tratar a doença de Alzheimer. Os principais agentes antivirais, que são seguros, impedem a formação de novos vírus, limitando assim os danos virais.

    É importante observar, no entanto, que todos os estudos, mostram apenas uma associação entre o vírus da herpes e o Alzheimer - eles não provam que o vírus é de fato uma causa.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. pesquisadores associam …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.