Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores de Israel fabricam coração impresso em 3D

O item foi desenvolvido utilizando tecido humano e recursos tecnológicos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pesquisadores de Israel fabricam coração impresso em 3D"

Publicada em  

Segundo o jornal espanhol ''El mundo’’, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv construíram um coração vivo que palpita utilizando tecido humano e uma impressora 3D.

O avance poderá impactar nos implantes no futuro, sem que haja a necessidade de depender dos doadores, nem o risco de rejeição dos órgãos transplantados.

Os estudiosos apresentaram o coração recentemente: ele que era do tamanho de uma cereja, estava inerte imerso em um líquido. "É a primeira vez que um coração é impresso integralmente com suas células e seus vasos sanguíneos’’, descreve o professor Tal Dvir, diretor da equipe de pesquisa.

O produto, de uns três centímetros, equivalente ao tamanho de um órgão de uma rata ou de um coelho, ainda está numa fase muito básica. Agora, a próxima etapa seria amadurecê-lo, de modo que ele possa bombear. ''Por ora, as células se contraem, mas o órgão completo não bombeia. É necessário desenvolver mais a ideia para criar um coração que pode ser transplantado ao ser humano’’, completa Dvir.

Porém, ainda será imprescindível transpor muitas barreiras.

O trabalho da equipe foi publicado na revista Advanced Science.

O desafio, agora, é conseguir que o invento impresso "se comporte" como os corações de verdade e possa ser transplantado a modelos animais.

A expectativa é que em 10 anos haja impressoras de órgãos nos melhores hospitais do mundo.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores de israel …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.