alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Pesquisadores de Israel fabricam coração impresso em 3D

    O item foi desenvolvido utilizando tecido humano e recursos tecnológicos

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    Segundo o jornal espanhol ''El mundo’’, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv construíram um coração vivo que palpita utilizando tecido humano e uma impressora 3D.

     

    O avance poderá impactar nos implantes no futuro, sem que haja a necessidade de depender dos doadores, nem o risco de rejeição dos órgãos transplantados.

    Os estudiosos apresentaram o coração recentemente: ele que era do tamanho de uma cereja, estava inerte imerso em um líquido. "É a primeira vez que um coração é impresso integralmente com suas células e seus vasos sanguíneos’’, descreve o professor Tal Dvir, diretor da equipe de pesquisa.

    O produto, de uns três centímetros, equivalente ao tamanho de um órgão de uma rata ou de um coelho, ainda está numa fase muito básica. Agora, a próxima etapa seria amadurecê-lo, de modo que ele possa bombear. ''Por ora, as células se contraem, mas o órgão completo não bombeia. É necessário desenvolver mais a ideia para criar um coração que pode ser transplantado ao ser humano’’, completa Dvir.

    Porém, ainda será imprescindível transpor muitas barreiras.

    O trabalho da equipe foi publicado na revista Advanced Science.

    O desafio, agora, é conseguir que o invento impresso "se comporte" como os corações de verdade e possa ser transplantado a modelos animais.

    A expectativa é que em 10 anos haja impressoras de órgãos nos melhores hospitais do mundo.

    1. Home
    2. noticias
    3. pesquisadores de israel …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.