alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Pesquisadores descobrem que bactéria da gengivite pode causar Alzheimer

    Segundo os estudiosos, esse é mais um motivo pelo qual é essencial manter a higiene bucal.

    Placeholder - loading - news single img
    Escovando os dentes (Foto: Shutterstock)

    80

    Publicada em  

    Pesquisadores noruegueses, da Universidade de Bergen, descobriram que uma boa higiene bucal pode ter relação com a saúde do cérebro. Isso porque a bactéria que causa a gengivite pode ser decisiva para o desenvolvimento do mal de Alzheimer.

    O pesquisador Piotr Mydel, do Departamento de Medicina Clínica, diz que há evidências comprovadas geneticamente que demonstram que a bactéria responsável pela inflamação na gengiva é capaz de se locomover até o cérebro. Nele, ela pode produzir uma proteína que destrói células presentes no órgão, o que resulta na perda de memória e, em casos mais graves, no Alzheimer.

    No entanto, a bactéria não faz o trabalho sozinha. Segundo Mydel, o que acontece é que a presença dela aumenta o risco de a doença crescer no indivíduo, inclusive implicando em uma progressão mais rápida do que em casos comuns.

    Para evitar este problema, alguns métodos foram apontados pelos estudiosos, como ter o hábito de escovar constantemente os dentes e utilizar fio dental. Apesar de parecer uma prática óbvia, a higiene bucal é indispensável para aqueles que já possuem gengivite ou casos de Alzheimer na família.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. pesquisadores descobrem que …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.