Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores descobrem que importante guerreiro viking era na verdade uma mulher

É a primeira guerreira viking de alto escalão identificada.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pesquisadores descobrem que importante guerreiro viking era na verdade uma mulher"

Publicada em  

Testes de DNA feitos no esqueleto de um guerreiro viking encontrado na cidade sueca de Birka comprovaram que os restos mortais são de uma mulher, e não de um homem, como se imaginava.

O estudo foi feito em uma das sepulturas mais emblemáticas da era viking, na cidade de Birka, na Suécia, descoberta na década de 1880. Por mais de cem anos, especialistas pensavam que os restos mortais, identificados pelo código BJ581, eram de um homem devido ao alto grau de ornamento do túmulo. No entanto, análises recentes já haviam sugerido que poderia se tratar de uma mulher.

A cientista Charlotte Hedenstiema-Jonson, da Universidade de Uppsala, na Suécia, afirmou que os testes nos ossos de mil anos de idade comprovaram que se trata de um corpo feminino. É a primeira guerreira viking de alto escalão identificada. Ela teria por volta dos 30 anos quando morreu, com cerca de 1,70 metro de altura.

No túmulo, junto ao corpo, estavam também adereços de alta patente, incluindo uma espada, um machado, um escudo e dois cavalos – ou seja, o equipamento completo de um guerreiro profissional.

Um conjunto completo de peças de tabuleiro para planejar batalhas também foi encontrado, indicando o conhecimento de táticas e estratégias, o que enfatiza o papel da mulher enterrada como uma oficial de alta patente.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores descobrem que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.