Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores encontram possível cura para o resfriado

Para a maioria, ele é mais um inconveniente do que uma ameaça à vida, mas não para os asmáticos.

Placeholder - loading - Remédios e lenços para resfriado (Foto: Pixabay)
Remédios e lenços para resfriado (Foto: Pixabay)

Publicada em  

Segundo publicação da BBC News, os cientistas podem ter encontrado uma maneira de acabar com o resfriado comum e os vírus relacionados a ele. Em vez de tentar atacá-los diretamente, os pesquisadores direcionaram uma proteína essencial para dentro de nossas células, que os vírus precisam replicar.

A abordagem deu "proteção completa" em experimentos com ratos e células pulmonares humanas. No entanto, os pesquisadores norte-americanos não estão prontos para testes em pessoas.

O desafio do resfriado

Lidar com o resfriado comum tem sido um desafio na medicina. A maioria deles é causada por rinovírus, mas existem cerca de 160 tipos diferentes e sofrem mutações tão facilmente que rapidamente se tornam resistentes às drogas ou aprendem a se esconder do sistema imunológico.

Isso levou à idéia de "terapia dirigida ao hospedeiro" para tornar o nosso corpo inóspito pelo vírus do resfriado. O vírus sozinho não tem tudo o que precisa para se replicar. Em vez disso, depende de infectar outra célula e roubar algumas de suas partes internas.

Uma equipe da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia, em San Francisco, encontrou um dos componentes dos quais os vírus eram dependentes.

Os cientistas começaram com células humanas e depois usaram a edição de genes para desativar as instruções dentro do nosso DNA, uma por uma.

Essas células modificadas foram então expostas a uma variedade de vírus - isso inclui os rinovírus que causam o resfriado comum e vírus mais perigosos que estão intimamente relacionados à poliomielite e podem causar paralisia.

Todos eles não foram capazes de se replicar dentro das células que tinham as instruções para uma proteína (chamada metiltransferase SETD3) desativada.

Os cientistas então criaram camundongos geneticamente modificados que eram completamente incapazes de produzir essa proteína. "A falta desse gene protegia completamente os ratos da infecção viral", disse à BBC News o professor associado Jan Carette, de Stanford.

"Esses ratos sempre morriam [sem a mutação], mas sobreviveram e vimos uma redução na replicação viral e proteção muito forte".

As descobertas, publicadas na revista Nature Microbiology, mostraram que os camundongos geneticamente modificados eram saudáveis, apesar da falta de proteína por toda a vida. Quando temos uma cura?O plano não é produzir seres humanos geneticamente modificados, mas encontrar um medicamento que possa suprimir temporariamente a proteína e fornecer proteção. Para a maioria das pessoas, o resfriado comum é mais um inconveniente do que uma ameaça à sua saúde, mas nos asmáticos pode piorar muito os sintomas e alguns dos enterovírus podem causar paralisia se espalharem para o cérebro.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores encontram …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.