Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pesquisadores suíços conseguem transformar células do câncer em gordura

O método foi testado apenas em roedores, mas já mostrou resultados excelentes.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pesquisadores suíços conseguem transformar células do câncer em gordura"

Publicada em  

Cientistas do Departamento de Biomedicina da Universidade de Basileia, na Suíça, desenvolveram um tratamento feito com células do câncer de mama capaz de evitar a metástase – característica que torna a doença altamente letal, fazendo com que ela se espalhe pelo corpo. Até agora, o método só foi testado em camundongos, mas mostrou resultados excelentes.

Geralmente, as células cancerígenas podem mudar suas propriedades moleculares para adquirir as características de outros tipos de células e se separar das originais. Uma vez livres, elas podem migrar para outras partes do corpo por meio da corrente sanguínea.

O grupo de cientistas suíço conseguiu usar esse processo para agir contra a própria célula tumoral, impedindo-a de entrar na corrente sanguínea.

Para isso, os pesquisadores deram a roedores uma combinação de duas drogas: uma para diabetes tipo 2, chamada rosiglitazona, e um inibidor do crescimento e disseminação de células cancerígenas, o trametinibe. O tratamento, de acordo com a pesquisa, mostrou que as células cancerígenas foram transformadas em gordura em vez de continuar a divisão celular que antecede a metástase.

As células adiposas resultantes eram iguais às células adiposas comuns, que não podem ser transferidas para outros tecidos nem se mover pelo organismo por meio de vasos sanguíneos.

A expectativa é que, no futuro, esse tratamento possa ser utilizado junto à quimioterapia. Assim, seria possível impedir o crescimento do tumor e sua disseminação para outros órgãos ou tecidos.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pesquisadores suicos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.