alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Pessoas com sangue O têm menor probabilidade de sofrer acidentes cardiovasculares

    Em 2015 verificou-se que pessoas com sangue do tipo O também estão mais protegidas contra o Alzheimer.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Cientistas identificaram que pessoas com o tipo sanguíneo A, B ou AB têm 9 por cento mais chances de sofrer acidentes cardiovasculares do que pessoas com o sangue do tipo O.

    Segundo a cientista Tessa Kole, da University Medical Centre Groningen, na Holanda e líder do estudo, é necessário que se façam maiores pesquisas sobre o tema. “Se a relação de causa for confirmada, ela pode ter implicações importantes para a medicina personalizada”, disse Tessa, em menção ao modelo médico que leva em conta o contexto genético de cada paciente.

    A equipe ainda não identificou elo exato entre o tipo sanguíneo e o risco de acidentes cardiovasculares, mas explicações já estão sendo estudadas. Uma delas é que tipos sanguíneos A, B e AB têm maiores concentrações de uma proteína de coagulação relacionada a trombose e de uma proteína ligada a inflamação.

    O tipo sanguíneo é determinado pelo conjunto de anticorpos e antígenos presentes nas células do sangue. Essa característica é genética, sendo formada pela combinação entre os tipos sanguíneos do pai e da mãe.

    Pesquisas anteriores já indicavam uma relação entre tipos sanguíneos e doenças. Em 2012, um estudo identificou que pessoas com sangue do tipo A são mais suscetíveis a infecções por rotavírus. Em 2013, cientistas descobriram que ter sangue A, B ou AB pode aumentar em até 20 por cento o risco de desenvolver trombose. Em 2015, verificou-se que pessoas com sangue do tipo O estão mais protegidas contra o Alzheimer.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. noticias
    3. pessoas com sangue o tem menor

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.