Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pessoas que passam por tratamento para o câncer têm mais risco para doenças cardiovasculares

Segundo especialistas, cuidado deve ser redobrado para aqueles que já passaram pela quimioterapia ou radioterapia.

Placeholder - loading - Tela com os sinais vitais de paciente (Foto: Pixabay)
Tela com os sinais vitais de paciente (Foto: Pixabay)

Publicada em  

Segundo um estudo, um em cada 10 pacientes com câncer acabam morrendo de problemas cardíacos e nos vasos sanguíneos, e não da doença inicial. O European Heart Journal analisou três milhões de pacientes nos EUA, com 28 cânceres diferentes, ao longo de 40 anos.

Os pesquisadores dizem que o aumento no número de sobreviventes ao câncer significa que mais atenção deve ser focada no risco cardiovascular. Em matéria da BBC News, especialistas do Reino Unido recomendam que os médicos estejam mais conscientes e monitorarem os pacientes de acordo.

Entre os 3,23 milhões de pacientes com câncer estudados, 38% morreram de câncer e 11% de doenças cardiovasculares (DCV).

Monitoramento mais próximo

A proporção de sobreviventes de câncer que morrem de DCV foi maior naqueles com doença da bexiga, laringe, próstata, útero, intestino e mama. O risco no primeiro ano pode ser explicado pelos efeitos da quimioterapia ou do tratamento com radiação no corpo das pessoas.

Mas as taxas continuaram sendo mais altas do que as da população em geral. O estudo disse que pacientes com câncer "estão perpetuamente em risco elevado".

Nicholas Zaorsky, oncologista de radiação do Penn State Cancer Institute, que liderou o estudo, disse que conhecer o risco pode ajudar os pacientes a viver de maneira mais saudável a longo prazo.

"Aumentar a conscientização sobre esse risco pode estimular os sobreviventes de câncer a implementar comportamentos saudáveis ??no estilo de vida, que não apenas diminuem o risco de doenças cardiovasculares, mas também o risco de recorrência do câncer".

Martin Ledwick, enfermeiro chefe de informações sobre câncer da Cancer Research UK, disse que os médicos devem estar cientes dessa pesquisa, pois sugere que os pacientes com câncer precisam ser monitorados mais de perto após o tratamento, para doenças cardíacas e derrames.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pessoas que passam por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.