Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

PF faz buscas contra presidente e ex-diretores do Rioprevidência em operação ligada ao Master

PF faz buscas contra presidente e ex-diretores do Rioprevidência em operação ligada ao Master

Reuters

23/01/2026

Placeholder - loading - Logo do Banco Master na sede da empresa em São Paulo 18/11/2025 REUTERS/Amanda Perobelli
Logo do Banco Master na sede da empresa em São Paulo 18/11/2025 REUTERS/Amanda Perobelli

Atualizada em  23/01/2026

Por Rodrigo Viga Gaier e Ricardo ⁠Brito

RIO DE JANEIRO/BRASÍLIA, 23 Jan (Reuters) - A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira mandados de busca e apreensão contra três autoridades do órgão responsável pela gestão das aposentadorias e pensões dos servidores públicos estaduais do Rio de Janeiro, o Rioprevidência, para apurar a suspeita de operações financeiras irregulares, no mais recente desenvolvimento do caso envolvendo o Banco Master.

Entre os alvos estão o diretor-presidente da instituição, Deivis Marcon Antunes; Eucherio Lerner ​Rodrigues, ex-diretor de Investimentos; e Pedro ⁠Pinheiro Guerra ⁠Leal, ex-diretor de Investimentos interino, conforme duas fontes com conhecimento da operação.

Segundo nota da PF, que não cita nomes, policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro 'com o objetivo de apurar a suspeita de ‌operações financeiras irregulares que expuseram o patrimônio de autarquia responsável pela ​gestão das aposentadorias e pensões dos ‌servidores públicos do ​Estado a ​risco elevado e incompatível com sua finalidade'.

De acordo com a PF, a investigação, iniciada em novembro de 2025, visa apurar um conjunto de ​nove operações financeiras, realizadas entre novembro de 2023 e julho de 2024, que resultaram na aplicação de aproximadamente R$970 milhões de recursos pertencentes à autarquia em Letras Financeiras emitidas por banco privado.

Estão sendo apurados crimes contra o sistema financeiro nacional, como gestão fraudulenta, desvio de recursos, induzir em erro repartição pública e fraude à fiscalização ou ao investidor, além de associação criminosa e corrupção passiva.

Em nota, o Palácio Guanabara informou que o governador do Rio, Cláudio Castro, determinou o afastamento imediato de Deivis Antunes do cargo de diretor-presidente do ⁠Rioprevidência. A exoneração foi publicada em Diário Oficial extraordinário.

'O Governo do Estado ‌ressalta ainda que instaurou, em ⁠dezembro, procedimento interno, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE RJ), para apurar todos os fatos relativos a investimentos feitos pela ‍autarquia, reforçando o seu compromisso com a proteção do patrimônio previdenciário do funcionalismo fluminense', disse.

(Reportagem ​adicional ‌de Lisandra Paraguassu, em Brasília; Edição de Eduardo Simões e Pedro Fonseca)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.