Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

PF no Amazonas acusa Salles de obstruir investigação sobre apreensão de madeiras

Placeholder - loading - 30/01/2020 REUTERS/Adriano Machado
30/01/2020 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu e Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal um relatório em que acusa o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de obstruir uma investigação que havia levado a uma apreensão recorde de madeira ilegal na região amazônica e de favorecer madeireiros e ainda de integrar uma organização criminosa envolvida num esquema de receptação e crimes ambientais.

O documento, uma notícia crime produzida pelo superintendente da PF no Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, foi encaminhado ao STF para avaliar se abre uma investigação criminal contra Salles. O ministro tém foro privilegiado e só pode responder por crimes de natureza penal perante o Supremo.

Nas 38 páginas da notícia crime, obtida pela Reuters, o ministro do Meio Ambiente aparece como fazendo uma defesa dos madeireiros, desacreditando o teor das investigações da Operação Handroanthus, realizada em dezembro passado e que obteve uma apreensão recorde de madeiras. O relatório cita que ele chega a respaldar documentos supostamente fraudados de aquisição de madeira.

Segundo o documento, 'resta patente' que Salles e outro acusado 'de forma consciente e voluntária, e em unidade de desígnios', dificulta 'a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais, assim como patrocinam, direta, interesses privados (de madeireiros) e ilegítimos perante a administração pública, valendo-se de suas qualidades de funcionários públicos'.

O relatório menciona ainda que ele integra, 'na qualidade de braço forte do Estado, organização criminosa orquestrada por madeireiros alvos da Operação HANDROANTHUS – GLO com o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais de crimes de receptação qualificada e crimes ambientais com caráter transnacional'.

Procurado, o ministro do Meio Ambiente disse que não vai se manifestar.

A área ambiental do governo Jair Bolsonaro --no qual o país tem tido recordes de desmatamento-- tem sido alvo de críticas internacionais.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pf no amazonas acusa salles …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.