Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

PIB do 3° tri é garantia de que economia crescerá mais de 3% este ano, diz Pimenta

Placeholder - loading - Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, antes de reunião no Palácio do Planalto 27/01/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, antes de reunião no Palácio do Planalto 27/01/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, disse nesta terça-feira que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para o 3º trimestre 'é a garantia' de que a economia brasileira crescerá mais de 3% neste ano.

'Com isso, o Ministério do Planejamento, mas principalmente a equipe do ministro (da Fazenda Fernando) Haddad, estão vibrando porque isto é a garantia que o PIB esse ano cresce mais do que 3%', disse Pimenta durante live ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Berlim.

Mais cedo, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o PIB do país registrou expansão de 0,1% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores, marcando o terceiro trimestre seguido de expansão depois de queda de 0,1% nos últimos três meses do ano passado.

Economistas consultados pela Reuters previam que a economia brasileira teria retração de 0,2%.

No início da live, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reiterou sua confiança no crescimento econômico contínuo do Brasil e argumentou que com a aprovação de medidas econômicas sendo discutidas no Congresso, a economia ficará ainda mais forte.

'Com as medidas que estamos tomando no Congresso... eu acho que o brasileiro pode esperar uma economia cada vez mais forte', disse Haddad.

O governo tem feito um esforço concentrado nas últimas semanas para aprovar uma série de propostas no Congresso que podem elevar a arrecadação federal, que não está acompanhando o crescimento da economia. Anteriormente, Lula se referiu à situação como 'crise engraçada'.

Na semana passada, o Senado aprovou o projeto de lei que estabelece a taxação de 'offshores' e fundos exclusivos, que podem resultar na arrecadação de mais de 20 bilhões de reais, de acordo com expectativas. No entanto, a Casa adiou a votação da medida que impõe tributação sobre apostas esportivas.

O projeto da reforma tributária, que Haddad chamou nesta terça-feira de 'a mais ampla da nossa história', está de volta à Câmara dos Deputados após ser aprovada pelos senadores no mês passado e também tem sido alvo de esforços do governo para ser promulgada ainda neste ano.

(Por Fernando Cardoso, em São Paulo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pib do 3 tri e garantia de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.