Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pinças eletrônicas fazem levitar pequenos objetos ao mesmo tempo

Isso é feito por conta da força do som

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pinças eletrônicas fazem levitar pequenos objetos ao mesmo tempo"

Publicada em  

Segundo o periódico argentino La Nacion, a levitação acústica de múltiplos objetos e de modo independente já é possível por conta da criação de pinças acústicas holográficas. Os itens foram desenvolvidos pelos pesquisadores Asier Marzo da Universidade Pública de Navarra e o professor Bruce Drink da Universidade de Bristol, no Reino Unido.


Os autores do trabalho foram capazes de mover partículas de até 25 milímetros mediante ondas ultrassônicas produzidas por dois conjuntos de 256 emissores de som (cada 1 com 1 cm de diâmetro), com os quais é possível manipular os elementos de forma individual, simultânea e em três dimensões. As informações relativas ao produto foram publicadas na revista PNAS.


"Os transmissores emitem com a mesma amplitude e frequência, mas em fases distintas, além disso, há um algoritmo, que controla a fase de cada transmissor '', detalha Asier Marzo.


Na verdade, para simplificar, o som é que exerce a força sobre os objetos. Ao usar ondas ultrassónicas e volume alto, é possível mover as pequenas esferas. Por outro lado, o algoritmo facilita a geração de campos suficientemente complexos para conseguir alcançar o objetivo.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pincas eletronicas fazem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.