Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pochmann assume presidência do IBGE sob elogio de Tebet e promete “reconstrução”

Placeholder - loading - Ministra Simone Tebet 05/01/2023 REUTERS/Adriano Machado
Ministra Simone Tebet 05/01/2023 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, defendeu nesta sexta-feira uma reconstrução do órgão de pesquisa após “marcha da insensatez” do governo Jair Bolsonaro e deterioração do quadro de pessoal do órgão.

Sua cerimônia de posse em Brasília contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Planejamento, Simone Tebet, que fez elogios ao currículo do economista.

De acordo com Tebet, o novo presidente do IBGE está pronto para servir, ressaltando que “seu currículo já fala por si” e que ele “tem robusta formação acadêmica”.

A indicação de Pochmann levantou críticas de alguns economistas e analistas de mercado, sob alegado receio de que a gestão do IBGE poderia passar a ser ideologizada e assumir caráter heterodoxo.

Ex-presidente da Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, Pochmann comandou o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) durante governos petistas e foi alvo de críticas pelo que alguns consideraram uma gestão 'ideológica' da instituição.

Após relatos de insatisfações de membros do Ministério do Planejamento com a indicação de Pochmann, Tebet afirmou que no governo Lula “não há dois caminhos” e “todos caminham juntos em um mesmo objetivo'.

Ela afirmou ainda que os dados do IBGE mostram que o Brasil está envelhecendo rapidamente e envelhecendo mal, destacando que o crescimento populacional está caindo, vindo em 0,5% ao ano na última década.

Pochmann, por sua vez, pediu que o IBGE recupere seu protagonismo e que sua recuperação é urgente após período de rebaixamentos salariais e concursos congelados. Ele também defendeu um Estado indutor de políticas públicas.

(Por Bernardo Caram)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pochmann assume presidencia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.