Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Pochmann assume presidência do IBGE sob elogio de Tebet e promete “reconstrução”

Pochmann assume presidência do IBGE sob elogio de Tebet e promete “reconstrução”

Reuters

18/08/2023

Placeholder - loading - Ministra Simone Tebet 05/01/2023 REUTERS/Adriano Machado
Ministra Simone Tebet 05/01/2023 REUTERS/Adriano Machado

BRASÍLIA (Reuters) - O novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, defendeu nesta sexta-feira uma reconstrução do órgão de pesquisa após “marcha da insensatez” do governo Jair Bolsonaro e deterioração do quadro de pessoal do órgão.

Sua cerimônia de posse em Brasília contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Planejamento, Simone Tebet, que fez elogios ao currículo do economista.

De acordo com Tebet, o novo presidente do IBGE está pronto para servir, ressaltando que “seu currículo já fala por si” e que ele “tem robusta formação acadêmica”.

A indicação de Pochmann levantou críticas de alguns economistas e analistas de mercado, sob alegado receio de que a gestão do IBGE poderia passar a ser ideologizada e assumir caráter heterodoxo.

Ex-presidente da Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, Pochmann comandou o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) durante governos petistas e foi alvo de críticas pelo que alguns consideraram uma gestão 'ideológica' da instituição.

Após relatos de insatisfações de membros do Ministério do Planejamento com a indicação de Pochmann, Tebet afirmou que no governo Lula “não há dois caminhos” e “todos caminham juntos em um mesmo objetivo'.

Ela afirmou ainda que os dados do IBGE mostram que o Brasil está envelhecendo rapidamente e envelhecendo mal, destacando que o crescimento populacional está caindo, vindo em 0,5% ao ano na última década.

Pochmann, por sua vez, pediu que o IBGE recupere seu protagonismo e que sua recuperação é urgente após período de rebaixamentos salariais e concursos congelados. Ele também defendeu um Estado indutor de políticas públicas.

(Por Bernardo Caram)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.