Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Podcast Antena 1 - Sua Saúde 30/08/2019

O podcast semanal sobre saúde e bem-estar

Placeholder - loading - Podcast Antena 1 - Sua Saúde. Podcast semanal com as melhores dicas de saúde e bem-estar. Crédito da imagem: Antena 1
Podcast Antena 1 - Sua Saúde. Podcast semanal com as melhores dicas de saúde e bem-estar. Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira no podcast as melhores dicas de saúde e bem-estar que foram ao ar nessa semana pela Antena 1 com participação de um dos principais médicos cardiologistas do Brasil, Dr. Dante Senra!

Transcrito:

Antena 1 - Sua Saúde.

Um novo estudo descobriu que comportamentos alimentares atípicos podem ser sinal de autismo em crianças. O diagnóstico precoce do transtorno é a melhor forma de garantir qualidade de vida aos pequenos que sofrem com ele. Especialistas listaram hábitos comuns como dificuldade para largar a mamadeira, hipersensibilidade a textura ou temperatura de alimentos. Recusa em aceitar mudanças na dieta, guardar alimentos no bolso e preferências alimentares limitadas Cerca de setenta por cento das crianças dentro do transtorno do espectro autista apresentam estes comportamentos.

Um novo tratamento para vencer pode ser utilizado até oito horas do início dos sintomas. Trata se do cateterismo cerebral. Segundo o estudo, a técnica poderia até mesmo ser ofertada pelo SUS na rede pública. Atualmente, o único tratamento disponível é alteplase intravenosa. Apesar de eficiente, ela só pode ser usada nas primeiras quatro horas após os primeiros sintomas do acidente vascular cerebral. O novo tratamento ainda assegura trinta por cento mais chances de sobrevivência e trinta por cento mais chances do paciente ficar sem qualquer sequela.

Os esforços para aumentar a cobertura de vacina estão estagnados, alertou a ONU. A organização está preocupada especialmente com a epidemia de sarampo em alguns países, como na Alemanha, medidas drásticas foram tomadas para evitar novos casos da doença. O governo alemão apoiou um projeto de lei que exige que todas as crianças recebam uma dose da vacina contra o sarampo antes de entrarem na escola. Caso os pais não cumpram a medida que podem enfrentar, multas equivalem a dez mil reais.

Mais informações com o doutor Dante, cardiologista em PhD pela Universidade de São Paulo. Hoje vamos falar sobre a dieta, que eliminou o glúten da alimentação de tempos em tempos, alguns alimentos são promovidos à categoria de vilões da saúde. O glúten é o eleito da vez em risco. O glúten do cardápio elimina também boa parte dos carboidratos que costuma consumir e, com isso emagrece. Mas deixa de aproveitar diversos benefícios que eles trazem a nossa saúde. A rigor, só quem precisa eliminar essa proteína na alimentação são chamados. Não há nenhuma evidência científica que retirar o glúten da dieta beneficie quem não sofre da doença celíaca Alergia ao trigo a chamada doença celíaca atinge apenas um por cento da população. É uma condição autoimune em que o grupo e desencadeia uma reação ao sistema imunológico onde as células de defesa do organismo atacam o próprio e sim a inflamação. Calzada nesses órgãos compromete a absorção de nutrientes importantes, causando dor abdominal, diarreia até flatulência. Atualmente, as prateleiras dos mercados oferecem uma grande variedade de produtos, chamados lutem, frio, que são mais caros do que as versões tradicionais, e não necessariamente menos calor. Alguns pode até conter mais gordura. Excluir o glúten da dieta sem necessidade pode até gerar uma intolerância futura. Mais uma vez, reforça que a melhor dieta que já existiu é comer de tudo.

Mas, pouco, na última década, o Brasil reduziu em quarenta por cento o número de fumantes. Com isso, ele se tornou o segundo país do mundo a cumprir as medidas indicadas pela Organização Mundial da Saúde para a redução do tabagismo dos cento e setenta e um países que aderiram às medidas globais da OMS, apenas Brasil e Turquia implementaram ações com sucesso e servem de exemplo para o resto do mundo. Vale ressaltar que o tabagismo é a principal causa de câncer no pulmão. Além disso, o hábito tem relação com outras cinquenta enfermidades, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Inca Antena um, em sua saúde. Segundo o Jornal do Exterior, cientistas pretendem usar a astrofísica para realizar tratamento contra o câncer a utilizar o método com nano partículas. Seria possível, por exemplo, atingir dois objetivos diferentes. Os resultados do trabalho foram apresentados ao público no Congresso da Real Sociedade Astronômica da Grã Bretanha. Entre outras coisas, o esperado é que as nanopartículas possam auxiliar no diagnóstico e no tratamento de tumores, identificando ter sido enfermo das imagens e sendo responsável pela sua destruição.

Cientistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, criaram um protótipo de óculos com lentes de foco automático. O produto que vai ajudar quem tem presbiopia. Quando os olhos perdem. Elasticidade necessária para focar objetos próximos, deverá demorar para chegar ao mercado, pois mais detalhes precisam ser desenvolvidos. Essa doença afeta, geralmente, pessoas a partir dos quarenta e cinco anos de idade. Os pesquisadores estão fazendo testes com o recurso que, por enquanto, tem aparência semelhante aos óculos de realidade virtual. Mas a equipe planeja criar outras versões. Cientistas norte americanos podem ter descoberto a cura definitiva para a calvície. O método, que usa células do próprio paciente, foi testado em roedores e apresentou resultados positivos. Agora, essa alternativa promissora será aprimorada para que mais estudos clínicos possam ser feitos com seres humanos Porém, a expectativa dos autores é bastante positiva, afinal, as células necessárias para o tratamento podem ser obtidas através de uma simples amostra de sangue do paciente e o risco de rejeição do implante é mínimo.

Mais informações com o doutor Dante Senra, cardiologista PhD pela Universidade de São Paulo Vamos falar sobre a relação entre o tamanho do ouvidor, meus problemas cardíacos, a medida da circunferência abdominal, indicativo preciso para avaliação do risco cardiovascular. Quem possui essa medida? Aumentar a ter um risco muito aumentado por infarto, a vencer pressão alta, diabetes que esse fator, por si só é tão importante como a falta de atividade física, ao aumento do colesterol e triglicérides. As medidas indicadas são de oitenta centímetros para as mulheres e noventa e quatro cem anos para os homens. Mais preocupados com a balança, fita métrica pouco se preocupou com a gordura abdominal. Estudo realizado pela Federação Mundial de Cardiologia revelou que sessenta e cinco por cento dos brasileiros se cuidam com base no peso, seis por cento apenas colocou. Ele disse que apenas um por cento dá mais importância a saliência exacerbada da barreira. Cada centímetro a mais na cintura aumenta até dois por cento no risco de problemas no coração. Ou seja, uma mulher com noventa centímetros de cintura tem vinte por cento a mais de probabilidade de desenvolver um problema no coração, já que o tamanho ideal para o abdômem feminina de oitenta centímetros assim perder a barriga é mais do que conquistaram um visual atraente a conquista de um coração e uma vida saudável.

Você ouviu Antena 1 - Sua Saúde.

Conteúdo jornalístico produzido por: Larissa Valença e Letícia Furlan

Escrito por Letícia Furlan e Larissa Valença

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. podcast antena 1 sua saude 30 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.