Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Podcast Antena 1 - Supertramp

O podcast sobre a vida e a carreira do seu artista favorito de uma maneira descontraída

Placeholder - loading - Podcast Antena 1 - Artistas. Podcast sobre a vida e a carreira do seu artista favorito. Crédito da imagem: Antena 1
Podcast Antena 1 - Artistas. Podcast sobre a vida e a carreira do seu artista favorito. Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira no podcast tudo sobre o seu artista favorito com uma seleção das melhores músicas!

Transcrito:

[00:00:11] Você está no Podcast do artista aqui você acompanha tudo sobre a vida e carreira do seu artista favorito e ainda confere curiosidades por trás dos palcos e seus grandes hits de sucesso.

[00:00:49] Hoje é dia de falarmos da banda que é dona do sucesso Breakfast In America, e que foi uma das precursoras do gênero pop rock, o Supertramp!

[00:01:06] A banda composta pelo vocalista Rick Davies, juntamente com Bob Siebenberg, John Helliwell, Carl Verheyen, Cliff Hugo, Lee Thornburg, Jesse Siebenberg, Gabe Dixon e Cassie Miller, foi formado em 1969, em Londres, Inglaterra.

[00:01:23] O grupo surgiu após Stanley Miesegaes, milionário holandês, desistir de financiar outro conjunto na época e investir apenas em um dos integrantes, o tecladista Rick Davies, que reuniu o baixista Roger Hodgson, o guitarrista Richard Palmer e o percussionista Keith Baker, formando a banda Daddy.

[00:01:48] Para não gerar confusões com outro conjunto musical que fazia sucesso na época, a banda mudou seu nome para Supertramp, inspirado no livro The Autobiography of a Super-Tramp, do autor William Henry Davies.

[00:02:39] O tecladista e o vocalista representavam um gênero musical diferente, Davies trazia o blues e o jazz, e Hodgson vinha da música pop e a psicodelia.

[00:02:49] Richard Palmer, guitarrista, ficou encarregado de escrever as letras das canções, já que nenhum dos outros membros tinha interesse na função.

[00:02:58] O Supertramp foi um dos primeiros grupos que assinou com a filial do Reino Unido da A&M Records, e com isso, a banda conseguiu lançar seu primeiro disco homônimo.

[00:03:08] Apesar de ter sido prestigiado pela crítica especializada, o álbum não atraiu um grande público.

[00:03:15] O flautista e saxofonista, Dave Winthrop, entrou para a banda logo após a primeira produção, e se apresentou em um festival com os membros iniciais.

[00:03:24] A partir disso, começou a troca de membros e desistências do grupo, marcada pela saída do guitarrista Richard Palmer, que teve desavenças com Davies e Robson.

[00:03:35] Após o lançamento do segundo disco, Indelibly Stamped, de 1971, todos os integrantes, com exceção de Hodgson e Davies, se retiraram da banda, e o milionário Miesegaes também tirou seu investimento.

[00:04:00] Apesar dos obstáculos, o Supertramp se manteve firme e foi atrás de novos membros para compor o grupo. O baixista Dougie Thomson, o percussionista e baterista Bob Siebenberg e o saxofonista John Helliwell entraram para a banda em 1973, formação que durou dez anos. Apesar de terem encontrado novos integrantes, a banda ficou sem apoio monetário e precisava de um disco de sucesso, ou teria que se desfazer.

[00:04:54] Em 1974 veio então o explosivo” Crime of the Century”, considerado o álbum que iniciou a escalada do grupo até o estrelato, ficando em primeiro lugar no Canadá e trigésimo oitavo nos Estados Unidos.

[00:05:07] Por conta da pressão em função de um disco de sucesso, e estar entre duas turnês programadas, o álbum “Crises? What Crises?” de 1975 ficou marcado como um dos piores momentos da banda, já que ele é uma compilação de músicas não lançadas na produção anterior.

[00:05:26] Porém, em 77 a banda continuou rumo a fama com “Even in the Quietest Moments...”, junto do single “Give a Little Bit”, que ficou em décimo quinto lugar nos Estados Unidos e vigésimo nono no Reino Unido. A canção foi inspirada em “All You Need is Love”, dos Beatles.

[00:05:42] A mudança no gênero na banda veio com seu disco mais famoso “Breakfast in America”, lançado em 1979, considerado o empurrão para o estrelato. O single principal ficou em primeiro lugar nos Estados Unidos e Canadá, além de outras três faixas que também obtiveram marcos absurdos no mercado: The Logical Song, Goodbye Stranger e Take the Long Way Home.

[00:06:11] A partir do próximo disco, “Paris”, o fundador Roger Hodgson passou a demonstrar que não estava mais alinhado com o grupo, buscando desenvolver carreira solo.

[00:06:24] Em 1982, o último álbum com o artista foi lançado, “... Famous Last Words...”, que também emplacou dois hits, “It’s Raining Again” e “My Kind of Lady”, que alcançaram o top 10 estadunidense e britânico.

[00:06:36] A banda passou então a ser mais experimental do bem mais fundo ao segmento pop, o que não agradou muitos fãs.

[00:06:44] A situação ficou pior quando os membros decidiram abandonar as composições de Hodgson de seu setlist, buscando estabelecer a separação da identidade que o baixista havia criado.

[00:06:55] Após uma turnê com muita pressão aqui no Brasil, onde os fãs queriam ouvir as canções antigas, o grupo se fragmentou, e em 1988, houve a separação do Supertramp. Houve reuniões da banda tempos depois, em 1996, para uma turnê, que ocasionou a produção “Some Things Never Change”, disco que voltava as harmonias anteriores do conjunto.

[00:07:39] Durante a caminhada mais lenta da banda entre os anos 1997 até 2005, diversas tentativas de trazer Hodgson falharam, inclusive, o artista disse que o Supertramp não tocava suas músicas pois havia um acordo verbal entre ele e Rick Davies de que as canções não seriam performadas, mas não há nenhuma prova do tal acordo.

[00:08:00] Em 2008 a banda se separou de novo, mas retornou as atividades em 2010. De lá para cá, Hodgson e Davies tiveram alguns desentendimentos que marcaram a exclusão oficial do baixista do grupo.

[00:08:28] O Supertramp já ganhou diversos prêmios, incluindo dois Grammys pelo single Breakfast in America, além de ter legiões de fãs, de todas as idades, em todo mundo. Você pode ouvir a banda aqui na Antena 1.

[00:08:52] Você confere agora alguns dos principais ritmos desse podcast!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. podcast antena 1 supertramp

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.