Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Polícia de Mianmar apresenta acusações contra Aung San Suu Kyi após golpe

Placeholder - loading - Soldados em posto de controle perto do complexo do Parlamento de Mianmar em Naypyitaw 03/02/2021 REUTERS/Stringer
Soldados em posto de controle perto do complexo do Parlamento de Mianmar em Naypyitaw 03/02/2021 REUTERS/Stringer

Publicada em  

(Reuters) - A polícia de Mianmar apresentou acusações contra a líder deposta Aung San Suu Kyi por importar equipamentos de comunicação ilegalmente, e ela ficará detida até 15 de fevereiro para investigações, de acordo com um documento policial.

O Exército de Mianmar tomou o poder na segunda-feira, detendo a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz e podando uma transição para a democracia com um golpe que foi repudiado pelos Estados Unidos e outros países ocidentais.

Uma solicitação da polícia a um tribunal que detalha as acusações contra Suu Kyi, de 75 anos, disse que rádios walkie-talkie foram encontrados durante uma busca em sua casa na capital, Naypyidaw, e que os aparelhos foram importados ilegalmente e usados sem permissão.

O documento analisado nesta quarta-feira solicitou a detenção de Suu Kyi 'para interrogar testemunhas, solicitar indícios e buscar aconselhamento legal depois de interrogar a acusada'.

Um documento separado mostrou acusações da polícia contra o presidente deposto Win Myint devido a delitos relacionados à Lei de Gerenciamento de Desastres.

A Reuters não conseguiu contatar de imediato a polícia, o governo ou o tribunal para obter comentários.

Suu Kyi suportou cerca de 15 anos de prisão domiciliar entre 1989 e 2010, quando liderava o movimento democrático do país, e continua imensamente popular, apesar do dano causado pela fuga de refugiados muçulmanos rohingya em 2017 à sua reputação internacional.

Seu partido Liga Nacional pela Democracia (NLD) disse mais cedo em um comunicado que seus escritórios foram alvo de batidas em várias regiões e exortou as autoridades a pararem o que classificou como atos ilegais desde sua vitória em uma eleição em 8 de novembro.

O chefe do Exército, Min Aung Hlaing, tomou o poder alegando fraude na eleição, que o NLD venceu com grande vantagem. A comissão eleitoral disse que a votação foi justa.

O G7 repudiou o golpe nesta quarta-feira e disse que o resultado eleitoral precisa ser respeitado.

'Conclamamos os militares a encerrarem imediatamente o estado de emergência, devolverem o poder ao governo eleito democraticamente, libertarem todos aqueles detidos injustamente e respeitarem os direitos humanos e o Estado de Direito', disse o G7 em um comunicado.

(Da redação da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. policia de mianmar apresenta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.